'

NOVA EDIÇÃO FLASH!

Não perca a edição especial nas bancas ou Epaper

Ilustração da revista Flash!
Comprar Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

O “gordo” e a mulher

Noticiário regional da RTP1 é o mais inesperado caso de sucesso da TV portuguesa e deixa todos os dias uma herança avassaladora a Fernando Mendes e ao 'Preço Certo'.

Não está na moda, não tem o glamour de outras apresentadoras, não tem boa imprensa – na verdade, não tem imprensa praticamente nenhuma. Dina Aguiar conduz há anos o 'Portugal em Direto' e lidera o mercado de televisão no seu horário. Há razões para isso.

Com um alinhamento que junta uma forte componente regional à grande atualidade nacional, sem pruridos em noticiar o crime, o mau tempo ou os buracos na estrada, 'Portugal em Direto' é o típico produto que as elites urbanas da empresa do Estado tratam com enorme condescendência intelectual, porque têm vergonha da realidade do País.

O programa está bem feito, tem um conceito bem definido de atualidade, utiliza as técnicas de alinhamento mais modernas de todo o universo RTP (cabo incluído), e desenvolve narrativas ao longo da emissão, de forma eficaz, para "agarrar" o espectador.

Além disso, e talvez mais importante, faz a melhor rentabilização que se conhece dos recursos nacionais da RTP. Resultado: em janeiro, 'Portugal em Direto' leva uma média de 18,9% de share, contra 18,6% da TVI e 10,2% da SIC, no mesmo horário.

Acima de tudo isto, deixa uma herança diária fortíssima para 'O Preço Certo'. Ora, como o sucesso de qualquer programa depende sempre da dimensão do auditório que recebe do formato anterior, pode dizer-se que Dina Aguiar é a mulher que está por trás do triunfo do "gordo", como os fans carinhosamente tratam a "estrela" Fernando Mendes.

Além disso, e talvez mais importante, faz a melhor rentabilização que se conhece dos recursos nacionais da RTP. Resultado: em janeiro, 'Portugal em Direto' leva uma média de 18,9% de share, contra 18,6% da TVI e 10,2% da SIC, no mesmo horário.

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Uma Volta de desperdício

Uma Volta de desperdício

A Volta terminou em Paris e os portugueses lá estavam. Faltou só a RTP perceber o que tinha em mãos.
Pobre final

Pobre final

Futebolisticamente, foi uma das finais mais pobres e desequilibradas da era televisiva moderna.
O negócio do Mundial

O negócio do Mundial

Com mais equipas, mais jogos e mais jogadores, este Mundial suscita uma curiosidade adicional pelo facto de se realizar em três países, ainda para mais sendo um deles a América de Trump.
Greve Geral

Greve Geral

Seria bom que a PSP começasse a preparar-se com outro critério e, sobretudo, com outra antecipação.
A maldade

A maldade

O que se passou? O que esteve na origem daquele abandono? E, porque não entendemos, tudo parece ainda pior

FLASH! Moda e Beleza

Os truques, as novidades e o brilho das melhores passadeiras vermelhas mundiais.

De segunda a sexta, no seu e-mail.