'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Pesadelo na TVI

O cabo é o cabo, a generalista é a generalista. A migração sem critério de formatos e programas do cabo para as generalistas vai acentuar a fuga dos espectadores rumo à televisão paga.
17 de março de 2017 às 15:50

O 'Pesadelo na Cozinha', estreado domingo à noite na TVI, é mais um sintoma de que a coisa não está fácil em Queluz de Baixo.

A ideia é colocar o chef Stanisic a testar restaurantes, detectar o que falha e ajudar a corrigir, transformando tascas humildes ou pequenas casas de hambúrgueres em potenciais estrelas da gastronomia, ou pelo menos em lugares decentes, o que já não é pouco.

Pelo meio, Stanisic descobre, e denuncia, comida estragada, empregados imprestáveis, fogões imundos ou óleo a escorrer sobre a chapa dos grelhados. Um manancial de bizarrias culinárias, digamos assim, num formato que até pode constituir uma arma fortíssima para o cabo, mas que, ou muito me engano, ou não vai conseguir agradar a toda a família, no fundo o objectivo da televisão nos serões do fim de semana.

Desde logo, porque o que prevalece é este tom de "programa do incrível", frio e sem emoção, onde as personagens são meros figurantes, sem densidade nem biografia.

A contaminação das estações generalistas pela lógica de nicho proveniente do cabo é um movimento moderno em Portugal, mas muito negativo para a televisão. A migração sem critério de formatos de um meio para o outro vai acentuar a fuga dos espectadores rumo à televisão paga, esvaziando os canais tradicionais.

Em vez de estarem a acrescentar valor às generalistas, estas opções misturam tudo e acabam por anular a personalidade dos diversos canais. Formatos adequados ao cabo no horário nobre das generalistas é algo impensável, sob qualquer critério de gestão, e um pesadelo para os espectadores.

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável