'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Serviço público

A RTP3 foi a única estação de informação a manter a emissão em permanência, e o discurso de vitória de Miguel Albuquerque foi dado praticamente na íntegra em exclusivo, enquanto SIC Notícias e CNN Portugal continuavam com a noite de futebol.
30 de maio de 2024 às 16:49
Eleições, Madeira, Miguel Albuquerque, PSD
Eleições, Madeira, Miguel Albuquerque, PSD Foto: Lusa

As eleições na Madeira mostraram uma RTP3 com cara renovada, a cumprir condignamente o seu papel de serviço público. O contexto era difícil: a RTP transmitiu a final da Taça de Portugal, um jogo emocionante e que prometia um rescaldo intenso.

Nessa noite, porém, os votos da região autónoma da Madeira estavam a ser contados. Pois bem, entre as 21:27 e as 23:38 a RTP3 acompanhou a contagem dos votos, transmitiu todas as intervenções dos líderes regionais e nacionais, e não hesitou sequer em manter a política quando o treinador vencedor da Taça falou.

A RTP3 foi a única estação de informação a manter a emissão em permanência, e o discurso de vitória de Miguel Albuquerque foi dado praticamente na íntegra em exclusivo, enquanto SIC Notícias e CNN Portugal continuavam com a noite de futebol.

O estúdio do canal de notícias da RTP era eficaz, com dois palcos principais onde se instalaram painéis de comentário, o grafismo era legível, como sempre, e o ritmo era o ideal para um canal de notícias clássico. Ponderado e refletido. No duelo eleitoral da Madeira, a RTP3 foi a melhor e cumpriu o seu papel de serviço público, beneficiando de dois concorrentes que, desta vez, não demonstraram agilidade para reagir à realidade.  

Informação

Taça é Taça

A final da prova rainha, como se costuma chamar à Taça de Portugal, é sempre uma ocasião especial na época. Assim foi, de novo, este ano. Meteu prolongamento, emoções, drama e glória. O último título do presidente Pinto da Costa teve uma tarde de televisão à altura.

Programação

O que dizem os seus olhos?

‘Alta Definição’ enfrentava um sério risco desde que passou a ter a concorrência da TVI, que, no mesmo horário, emite o formato que recria uma sessão de tribunal, ‘A Sentença’. Esta semana, pela primeira vez, Daniel Oliveira perdeu em confronto direto. O convidado (Romeu Costa) não era dos melhores, mas a descida tem sido sustentada. O diretor da SIC teve vários anos para resolver este problema que o deixa vulnerável, mas nunca o fez. Agora, qualquer solução será sempre uma fuga.

A Subir

João Patrício

‘A Sentença’ soma e segue. Agora, fica com o mérito de derrotar o magazine de Daniel Oliveira, sábado à tarde. Mudança de líder no horário, ao fim de vários anos?

A Subir

Nuno Santos

Apresenta uma série de novidades na antena da CNN, que fazem sentido para dar sequência ao trabalho realizado no canal. É positiva a inquietação para melhorar.

A Descer

Taylor Swift

A semana foi marcada pela passagem fulgurante da cantora americana pelo palco lisboeta do estádio da Luz. A maior estrela global da era moderna alterou a rotina lisboeta.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável