
A final do Festival da Eurovisão está transformada num dos melhores espetáculos televisivos do mundo. Claro, a qualidade musical varia bastante, mas os vencedores dos últimos anos têm sido muito aceitáveis, com a eventual exceção do tema israelita que arrebatou a vitória em Lisboa, mas que, na prática, funcionou como contraponto de equilíbrio ao festim de sentidos que representou a canção portuguesa em Kiev, no ano anterior. Sábado passado, em Liverpool, uma cantora sueca, Loreen de seu nome, arrebatou a segunda vitória da carreira num Eurofestival, inspirando-se numa música dos míticos Abba, que foram recentemente catalogados por um jornal inglês como detentores da melhor música de sempre da Eurovisão (' Ora, esta valorização do currículo é uma lição que a RTP deve aprender rapidamente. Salvador Sobral, com 'Amar pelos Dois', apaixonou toda a Europa e teve, em 2017, uma das maiores votações de sempre. Desde esse ano, os concorrentes nacionais voltaram às medíocres classificações que eram habituais no passado. Provavelmente, a melhor forma de ganhar outra vez o Eurofestival será convidar Salvador Sobral a concorrer de novo. O regresso do autor daquela balada inesquecível seria um notável acontecimento para o mundo da Eurovisão. Que tal a RTP lançar o desafio de um novo 'Amar pelos Dois' para o ano que vem?
PROGRAMAÇÃO - MELHOR TELEVISÃO DO MUNDO
Vejamos o que faz do festival da Eurovisão um sucesso. Trata-se de um evento grandioso, planeado ao pormenor, com cenários deslumbrantes, onde o dinheiro investido na organização brilha em cada segundo. Ao palco gigantesco juntam-se jogos de luzes magníficos, e cada uma das canções é realizada como um acontecimento artístico único e completo. O estado da arte televisiva, no que à realização, cenografia, iluminação e arquitetura global de um espetáculo diz respeito, é exposto de forma extraordinária, todos os anos, em direto para o mundo. O resultado da RTP correspondeu: sábado, arrasou a concorrência.
INFORMAÇÃO - SERVIÇO PÚBLICO
Por ser uma das potências económicas, e membro de pleno direito da NATO, apesar da enorme proximidade com a Rússia de Putin, e ainda devido ao relacionamento complexo que mantém com a União Europeia, a vida interna da Turquia tem relevância global. O atual presidente, Erdogan, governa de forma autocrática, e ensaia permanentemente o islamismo, apesar da tradição secular do país. Desta vez, conseguiu instalar a ocidente a impressão de que até poderia perder a eleição. Quem se distinguiu na cobertura, entre nós, foi a RTP, com Cândida Pinto como enviada especial. Eis o que deve ser o serviço público de televisão.
SOBE - PEDRO MORAIS LEITÃO
O líder da empresa revelou inesperadamente um facto de relevo. A CNN Portugal deu dois milhões de prejuízo no primeiro ano. Não tinha obrigação de o dizer. Não há forma de avaliar o rigor do cálculo, mas o simples facto de ter aberto o jogo é digno de elogio, pela transparência, pilar da democracia. Assim, é possível avaliar melhor o lugar da CNN Portugal no mercado.
SOBE - JOSÉ FRAGOSO
A RTP1 atravessa uma ótima fase, ao nível da programação. Aos formatos de qualidade que têm sido tradicionalmente escolhidos para o fim de semana juntou-se o 'Taskmaster' e o canal deu um enorme salto. Sábado, com o Eurofestival, mas também com uma tarde bem conseguida, deu uma goleada à concorrência privada.
DESCE - ANTÓNIO JOSÉ TEIXEIRA
Ao contrário da programação, a informação da RTP atravessa uma fase má, muito provavelmente fruto do difícil momento político do Governo, que causa sempre algum acréscimo de pressão sobre a TV do Estado. Com 'O Preço Certo' antes, o 'Telejornal' tinha condições para ganhar todos os dias a toda a concorrência, mas limita-se a dar luta à TVI.