'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

SOS Salvador Sobral

Salvador Sobral, com 'Amar pelos Dois', apaixonou toda a Europa e teve, em 2017, uma das maiores votações de sempre. Desde esse ano, os concorrentes nacionais voltaram às medíocres classificações que eram habituais no passado. Provavelmente, a melhor forma de ganhar outra vez o Eurofestival será convidar Salvador Sobral a concorrer de novo.
18 de maio de 2023 às 07:00
Mimicat, Eurovisão, 2023
Mimicat, Eurovisão, 2023 Foto: Reuters

final do Festival da Eurovisão está transformada num dos melhores espetáculos televisivos do mundo. Claro, a qualidade musical varia bastante, mas os vencedores dos últimos anos têm sido muito aceitáveis, com a eventual exceção do tema israelita que arrebatou a vitória em Lisboa, mas que, na prática, funcionou como contraponto de equilíbrio ao festim de sentidos que representou a canção portuguesa em Kiev, no ano anterior.

Sábado passado, em Liverpool, uma cantora sueca, Loreen de seu nome, arrebatou a segunda vitória da carreira num Eurofestival, inspirando-se numa música dos míticos Abba, que foram recentemente catalogados por um jornal inglês como detentores da melhor música de sempre da Eurovisão ('Waterloo', de 1974). Loreen juntou-se ao restrito grupo dos vencedores do festival em mais do que uma ocasião. Nota-se que o evento decorre debaixo de um elevado espírito de grupo, quase de sociedade secreta, talvez porque esteve sob forte ataque intelectual durante muitos anos, o qual chegou, inclusivamente, a colocar a sua existência em risco. Deve ser esse o motivo pelo qual ser vencedor numa edição passada reforça de imediato o estatuto de qualquer concorrente.

Ora, esta valorização do currículo é uma lição que a RTP deve aprender rapidamente. Salvador Sobral, com 'Amar pelos Dois', apaixonou toda a Europa e teve, em 2017, uma das maiores votações de sempre. Desde esse ano, os concorrentes nacionais voltaram às medíocres classificações que eram habituais no passado. Provavelmente, a melhor forma de ganhar outra vez o Eurofestival será convidar Salvador Sobral a concorrer de novo. O regresso do autor daquela balada inesquecível seria um notável acontecimento para o mundo da Eurovisão. Que tal a RTP lançar o desafio de um novo 'Amar pelos Dois' para o ano que vem?  

 

PROGRAMAÇÃO - MELHOR TELEVISÃO DO MUNDO

Mimicat, Eurovisão, 2023
Mimicat, Eurovisão, 2023 Foto: Reuters

Vejamos o que faz do festival da Eurovisão um sucesso. Trata-se de um evento grandioso, planeado ao pormenor, com cenários deslumbrantes, onde o dinheiro investido na organização brilha em cada segundo. Ao palco gigantesco juntam-se jogos de luzes magníficos, e cada uma das canções é realizada como um acontecimento artístico único e completo. O estado da arte televisiva, no que à realização, cenografia, iluminação e arquitetura global de um espetáculo diz respeito, é exposto de forma extraordinária, todos os anos, em direto para o mundo.O resultado da RTP correspondeu: sábado, arrasou a concorrência.

 

INFORMAÇÃO - SERVIÇO PÚBLICO

Cândida Pinto, Turquia
Cândida Pinto, Turquia Foto: Instagram

Por ser uma das potências económicas, e membro de pleno direito da NATO, apesar da enorme proximidade com a Rússia de Putin, e ainda devido ao relacionamento complexo que mantém com a União Europeia, a vida interna da Turquia tem relevância global. O atual presidente, Erdogan, governa de forma autocrática, e ensaia permanentemente o islamismo, apesar da tradição secular do país. Desta vez, conseguiu instalar a ocidente a impressão de que até poderia perder a eleição.Quem se distinguiu na cobertura, entre nós, foi a RTP, com Cândida Pinto como enviada especial. Eis o que deve ser o serviço público de televisão.

 

SOBE - PEDRO MORAIS LEITÃO

Pedro Morais Leitão
Pedro Morais Leitão Foto: Miguel Baltazar

O líder da empresa revelou inesperadamente um facto de relevo. A CNN Portugal deu dois milhões de prejuízo no primeiro ano. Não tinha obrigação de o dizer. Não há forma de avaliar o rigor do cálculo, mas o simples facto de ter aberto o jogo é digno de elogio, pela transparência, pilar da democracia. Assim, é possível avaliar melhor o lugar da CNN Portugal no mercado.

 

SOBE - JOSÉ FRAGOSO

José Fragoso
José Fragoso

A RTP1 atravessa uma ótima fase, ao nível da programação. Aos formatos de qualidade que têm sido tradicionalmente escolhidos para o fim de semana juntou-se o 'Taskmastere o canal deu um enorme salto. Sábado, com o Eurofestival, mas também com uma tarde bem conseguida, deu uma goleada à concorrência privada.

 

DESCE - ANTÓNIO JOSÉ TEIXEIRA

António José Teixeira
António José Teixeira Foto: RTP

Ao contrário da programação, a informação da RTP atravessa uma fase má, muito provavelmente fruto do difícil momento político do Governo, que causa sempre algum acréscimo de pressão sobre a TV do Estado. Com 'O Preço Certo' antes, o 'Telejornal' tinha condições para ganhar todos os dias a toda a concorrência, mas limita-se a dar luta à TVI.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável