
O futebol continua a mandar no consumo de televisão. Mais uma semana com dois jogos no topo das preferências – Benfica e Sporting. E no mês de março, dos 10 programas com mais audiência em Portugal, 6 são transmissões de jogos em direto, dois da Seleção Nacional, dois do Sporting na Liga Europa, na SIC, um do Benfica na 'Champions', na TVI, e ainda outro da Liga dos Campeões sem equipas portuguesas, o Real Madrid-Liverpool, também na TVI. Todos em horário nobre, claro. E no balanço do ano são raros os formatos extra-futebolísticos que surgem na cabeça do ranking. Quanto mais se fala na crise da televisão generalista mais as transmissões de futebol se constituem como pilares essenciais da agregação de multidões frente ao ecrã. Futebol e informação são cada vez mais a razão de ser da televisão generalista, os momentos em que as famílias se juntam frente ao mesmo monitor – a grande ficção das novelas e o entretenimento de massas completam o rol de motivos para acreditarmos que a televisão tal como a conhecemos está bem longe de morrer.
INFORMAÇÃO - SPORT TV MELHOROU
Também no cabo foi um bom ano para o futebol. A Sport TV fez um enorme esforço para melhorar a realização dos jogos, reduzindo o número de repetições desnecessárias que cortam a narrativa e quebram a emoção. As seis semanas que faltam para acabar a Liga prometem agarrar-nos a todos, o que dará espaço também ao crescimento dos programas de adeptos, no cabo.
PROGRAMAÇÃO - ISABEL SILVA
O regresso de uma apresentadora com potencial. No formato que agora tem na RTP1 volta aos poucos a fazer da empatia e da genuinidade as suas armas principais. Nota-se que põe no ecrã exatamente o que é na vida real – essa mensagem que consegue passar ao espectador, mais ou menos verdadeira não importa, é o grande atributo que o público lhe reconhece.
SOBE - NUNO ROGEIRO
Aos domingos, ao início da tarde, a SIC Notícias tem um oásis de boa e informada análise. 'Leste/Oeste' já merecia outro horário.
SOBE - RUI MOREIRA
Também aos domingos, mas à noite, o canal CNN tem no autarca do Porto uma âncora do comentário político, e que ainda por cima faz notícia. Para crescer.
SOBE - PATRÍCIA CARVALHO
Na nova geração de pivôs das estações generalistas de sinal aberto, é de longe a melhor entre os três canais. É mais forte a apresentar notícias que nas entrevistas, por isso devia estar apenas na SIC, e não na SIC Notícias.