'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu

Notícia

Cristina Ferreira nas manhãs da TVI

Uma das melhores não pode estar desaproveitada, só a fazer o Big Brother aos domingos. Tem de estar em antena de segunda a sexta-feira. O regresso da apresentadora às manhãs, o horário que a fez uma estrela, seria o início da caminhada da TVI rumo à liderança.
03 de setembro de 2022 às 11:16
Cristina Ferreira, apresentadora, TVI
Cristina Ferreira, apresentadora, TVI Foto: Instagram

Setembro está aí, e as televisões preparam-se para estrear as derradeiras apostas de 2022. Se o ano está ganho para a SIC, é bom ver como vai atuar a TVI, agora com José Eduardo Moniz 100 por cento ao leme – o escudo de Cristina Ferreira, para o bem e para o mal, acabou. Por exemplo, uma das minhas maiores curiosidades tem que ver com as manhãs: ‘Dois às 10’ irá continuar como está? A dupla Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz corresponde às expectativas do diretor-geral? Tenho sérias dúvidas.

As manhãs não são o horário mais importante numa estação, mas, para mim, e aproveitando uma expressão popular, "de manhã é que se começa o dia". E é aqui que se travam as primeiras horas na guerra das audiências, capazes de criar uma dinâmica de vitória até à noite. Nessa ótica, Moniz tem de mexer rapidamente no ‘Dois às 10’. Na dupla, nos conteúdos, nos convidados. Cláudio e Maria, que não precisaram de criar empatia porque já a tinham desde o ‘Passadeira Vermelha’, evoluíram, sim, não envergonham, sim, não fazem mal, sim, mas chegámos a um ponto em que é preciso mais. Serem melhores, indiscutivelmente. Não o são.

‘Dois às 10’ faz, no dia 4 de janeiro, dois anos de vida. O balanço é pobre, com muitas derrotas, frente a um adversário da SIC, composto de Diana Chaves e João Baião, "inventado à pressão" por Daniel Oliveira após a saída de Cristina Ferreira para a TVI. Longe de mim ensinar algo a Moniz, mas, se eu mandasse em Queluz de Baixo, em janeiro, apostaria num programa novo nas manhãs, com Cláudio e… Cristina. Sim, Cristina Ferreira.

Uma das melhores não pode estar desaproveitada, só a fazer o ‘Big Brother’ aos domingos. Tem de estar em antena de segunda a sexta-feira. O regresso de Cristina às manhãs, o horário que a fez uma estrela, seria o início da caminhada da TVI rumo à liderança, obviamente sustentada com uma grelha mais coerente, dinâmica, atrevida, capaz de romper com o marasmo atual. Foi assim que a SIC, com a apresentadora entre as 10:00 e as 13:00, em 2019, se chegou à frente. O "vizinho" era – isso, caro leitor – Cláudio Ramos. Perguntar-me-á: "E a Maria Botelho Moniz?" A pequena fotocópia de Júlia Pinheiro faria bem o ‘Somos Portugal’. 

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável