'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Vergonha pegada na TVI: talento ou seguidores?

Pouco interessa se foi Cristina Ferreira a falar com Miguel Melo sobre a importância de o ator ter seguidores nas redes sociais. A questão aqui não é essa, é outra: como é que a TVI e a Plural insistem nesta matéria? O que vale mais na televisão? Talento ou sucesso no Instagram? Catarina Gouveia, Helena Coelho, Angie Costa ou Mia Rose são (maus) exemplos.  
16 de julho de 2022 às 00:00
Helena Coelho
Helena Coelho

Regresso ao tema dos influencers. Infelizmente. Miguel Melo teceu duras críticas a um responsável da TVI, sem identificar quem, revelando detalhes de um episódio que, segundo o ator de 55 anos, o humilharam. "Numa das últimas novelas da TVI em que participei, disseram-me que, no dia seguinte, teria uma reunião importante. Logo pela manhã, percebi que a urgência do evento se traduzia na aparição de uma diretora de Conteúdos da estação, que levava pela mão um rapazinho expert em redes sociais. Essa gente esteve ali uma manhã a convencer-nos da importância de ter seguidores. No fundo, foi uma humilhação ao trabalho e ao talento."

A discussão à volta de saber se foi Cristina Ferreira e um dos meninos da sua agência é irrelevante – também Daniel Oliveira, diretor de Programas da SIC, chegou a assumir que a escolha de Carolina Loureiro para protagonista de Nazaré tinha que ver com o seu número de seguidores.

A questão aqui não é essa. É outra: como é que a TVI e a Plural insistem nesta matéria? Bem sei que os tempos são outros, que a imagem, hoje, leva a melhor sobre o talento, que uns sapatos ou um biquíni superam os estudos, a voz ou o respeito pela profissão, mas isto é uma vergonha, e que contraria até uma recente entrevista do diretor-geral da produtora, Piet-Hein Bakker, por quem nutro simpatia e respeito. "Bastam dois ou três elementos do elenco – que por uma razão ou outra não têm talento – para estragar uma novela. Daí os nossos castings serem virados para o talento."

Não vale a pena recuar muito no tempo. Maus exemplos abundam na TV portuguesa, entre ficção e entretenimento, como Rita Pereira, Catarina Gouveia, Ruben Rua, Helena Coelho, Angie Costa, Mia Rose ou Francisca Cerqueira Gomes. Quem lucra com isto, com "artistas" que têm milhares de seguidores e que ultrapassam atores que nasceram e trabalham para representar? Os próprios, claro, e os agentes, evidentemente. Mas mais ninguém. De resto, perdem todos. Não concorda, caro José Eduardo Moniz?

Penso nos atores desempregados, naqueles que resistem à ditadura das modas do século XXI e... nos eternos Canto e Castro, Eunice Muñoz, Isabel de Castro, Nicolau Breyner e Carlos Santos, entre outros, que escaparam a esta selva. Que saudades vossas…

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável