
O que é a andropausa e quais os sintomas?
Todos os homens, a partir dos 60 anos, entram na andropausa, que é uma fase da vida equivalente à menopausa nas mulheres, embora diferente. Enquanto a menopausa, é o fim da idade fértil, a andropausa não o é definitivamente, o homem pode continuar a ter filhos, o que se passa é uma quebra da produção da testosterona. Esta diminuição da hormona masculina vai afetar a líbido e o desempenho sexual, que para eles é o maior problema. Além disso, causa outros sintomas que também podem ajudar à depressão como perda de cabelo, aumento da gordura abdominal e perda de forças. A irritação e sonolência são também alterações associadas a esta fase.
Para os homens, a andropausa é ainda um tabu maior do que a menopausa para as mulheres?
Sem dúvida. Sentem uma vergonha muito maior e não falam sobre isso. Pela minha experiência clínica, mesmo que precisem de ajuda, nem abordam o assunto com o seu médico homem, sentem-se mais à vontade com uma médica. O problema é que muitas vezes se automedicam e vão à farmácia comprar medicação para melhorar o desempenho sexual, o que além de ser errado pode até ser perigoso. Todos estes medicamentos só podem ser vendidos sob receita médica, mas há quem os venda sem receita. Contudo, estes fármacos têm contraindicações, como por exemplo, não podem ser tomados por doentes cardíacos, sem vigilância médica. Por favor, senhores, procurem primeiro o seu médico.
O tratamento para melhorar o desempenho sexual é eficaz?
Na grande maioria dos casos, sim. Há medicação que atua diretamente no aparelho sexual masculino e ajuda na ereção e a mantê-la. Porém, quando se entra na andropausa devem ser introduzidas mudanças na vida quotidiana que também ajudam a manter a atividade sexual e a impedir certos sintomas. Como por exemplo, passar a ter uma alimentação saudável, deixar de fumar, moderar o consumo do álcool, fazer caminhadas ou exercício físico.
Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, voltou a ser pai aos 72 anos, tendo a sua companheira 30 anos. Ao contrário das mulheres, os homens podem ser pais, depois da andropausa.
Exatamente. Casos como o de Mick Jagger provam que os homens, ao contrário das mulheres, podem continuar a manter o seu desempenho sexual e ter filhos. Claro que os estímulos são muito importantes. Casais com uma vida sexual ativa e com imaginação, ou homens com novos relacionamentos, onde existem superestímulos, pela novidade, são bem-sucedidos. Porque, depois dos 60 anos, a quebra da testosterona manter-se-á para sempre. Além disso, homens com relacionamentos com mulheres mais novas, em idade fértil, podem ainda ser pais, como é o caso do vocalista dos Rolling Stones, e de outros homens. São muitas as provas de que a andropausa não afeta a masculinidade. Há tratamento para manter o desempenho sexual de sempre e serem país até mais tarde. A andropausa não pode ser tabu. Senhores, a andropausa não afeta a vossa masculinidade. Falem com o vosso médico, procurem ajuda, para ultrapassarem esta fase da vida, da melhor maneira possível.