'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Dr. Luís Paulino Pereira
Dr. Luís Paulino Pereira

Notícia

Mimos aos netos, qual a medida certa?

Os avós não podem deixar os netos fazer tudo, às escondidas dos pais. Dá problema. Têm de impor regras aos petizes entre muito amor, mimos e brincadeiras.
27 de novembro de 2023 às 15:03
avó, netos
avó, netos Foto: Pixabay/aline dassel

"Meu rico netinho". Há avós que parecem esquecer as regras impostas aos filhos, dando liberdade plena aos netos para tudo o que lhes apetece. Será esta demonstração de amor correta?

Não é, pelo contrário. A regra número 1 é obedecer aos conselhos dos pais, manter as regras que a criança tem em casa, e não a deixar fazer o que lhes apetece, às escondidas. Os netos vão aproveitar esta abertura e "fazer jogo" com os pais. "Os avós deixam-me fazer isto em casa deles e tu não. Porquê?". Normalmente, esta permissividade dos avós dá problemas com os pais. Os avós não podem deseducar os netos, têm de respeitar os pedidos dos pais, para que haja uma coerência salutar na educação, e não baralhar as crianças.

"Não gosto de sopa. Quero um McDonald's, avóooo!". Como podem os avós negociar estas vontades?

Com paciência, que os avós têm muita para os netos, e impor desde sempre regras básicas quando as crianças estão com eles. Em casa dos avós, as refeições são a horas certas e a refeição é igual para todos.

Além disso, quais são os avós que não cozinham os pratos favoritos dos netos, alimentação saudável, claro, quando estes estão com eles? Depois, com paciência é uma questão de negociação. Devem comer a sopa, sim, e outros pratos saudáveis, combinando com os netos, que no dia X, de quando em quando, irão com eles ao Mc Donald’s.

Dar mimo é também dizer não?

Claro que sim, quando tal se justifica. Como em tudo na vida, impera a regra do bom senso. Quando os pais são muito permissivos e, por exemplo, deixam a criança brincar com tablet’s à mesa, na hora da refeição, os avós podem e devem estabelecer que em casa deles, à hora das refeições, o tablet fica guardado. As refeições são um momento de conversa, de diálogo. Depois da refeição, o neto pode então brincar um bocadinho com o tablet.

Como podem os avós aproveitar para encurtar o tempo que os netos passam agarrados ao telemóvel ou tablet?

Mais uma vez, estabelecendo horários para os netos brincarem com esses aparelhos, quando estão na casa deles. A convivência com os avós é muito enriquecedora para as crianças. Os avós podem sentar-se com os netos e contar histórias, as crianças adoram, e porque não, jogar com eles jogos antigos, damas, dominós ou jogo da Glória? E, à hora do deitar contar sempre uma história. Brincadeiras e hábitos que, muitas vezes, só existem na casa dos avós, e que as crianças irão recordar para sempre com muito amor.

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável