'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

A guerra de Fátima Lopes

As entrevistas da apresentadora aos sábados são boas, mas depois falta-lhe tudo o resto. Enquanto reinar este amadorismo na TVI, Daniel Oliveira vai vencendo, à mesma hora, na SIC. Até com aquelas perguntas sonsas.
21 de julho de 2018 às 21:03
Fátima Lopes
Fátima Lopes

1. Há três semanas, escrevi aqui que, nas férias, só iria ver meia dúzia de coisas na televisão. Quebrei a promessa. Num dos sábados, enquanto almoçava, peguei no comando e comecei a fazer zapping – um dos meus vícios, confesso. Parei na TVI. Fátima Lopes entrevistava Paulo Pires, em ‘Conta-Me como És’.

A conversa era boa – ou não estivéssemos na presença de uma apresentadora que sabe comunicar e que, pela sua experiência de 24 anos, consegue colocar os convidados à vontade – e os depoimentos da mulher e das filhas do actor e de Vítor Norte prendiam-nos ao ecrã. Mas esta aposta da estação de Queluz de Baixo tem alguns problemas graves: a edição de imagem, o som e o cenário. Sim, sim, o cenário. Por exemplo, neste episódio, tínhamos Fátima Lopes e Paulo Pires num espaço reduzido, quase às escuras, com um candeeiro ao lado. Uma pobreza.

Mudei entretanto para a SIC. E lá estava Daniel Oliveira, desta vez com José Malhoa. Se as perguntas (sonsas) são as mesmas de sempre – "quem é que lhe deve um pedido de desculpas" ou "o que dizem os seus olhos" –, o seu ‘Alta Definição’ ganha depois em toda a linha. A edição e o som são top e, melhor ainda, os cenários são apelativos. Neste dia, a conversa com o cantor pimba decorreu num espaço ao ar livre, bem bonito, com as cores verde e azul a dominarem – como se impõe obviamente no Verão.

O amadorismo, o facilitismo e o comodismo na TVI são tão evidentes, que, no sábado seguinte, dia 21, Fátima entrevistou Lourenço Ortigão, imagine-se, no mesmo sítio que Paulo Pires – se não foi, era semelhante. Isto significa pelo menos uma coisa: a preguiça mora em Queluz de Baixo. A apresentadora não merece que lhe façam isto. Não pode permitir que lhe façam isto. Com o seu justificado estatuto, o de uma verdadeira estrela da TV, tem de exigir mais e melhores condições de trabalho para vencer esta batalha dos sábados, iniciada há três meses. Não basta ter bons convidados e saber conversar. Não basta. Os "detalhes", como sabemos, são a chave do sucesso.

2. Judite Sousa continua a provar que é a melhor, seja na entrevista, seja na reportagem, como se viu ainda agora na Tailândia e em Turim. Mas a jornalista acaba sempre atacada nas redes sociais. Incrível. De facto, é muito mais cómodo ficar com o rabo sentado na cadeira a ler notícias, como Clara de Sousa, por exemplo.

 

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável