'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

A luva branca de Moniz

Para quem diz que está velho, cansado e ultrapassado, a resposta veio com a elegância de uma luva branca. O diretor-geral da TVI inventou? Não. E a liderança das audiências está aí à porta… para desespero de Daniel Oliveira
10 de fevereiro de 2024 às 00:00
José Eduardo Moniz
José Eduardo Moniz Foto: Ricardo Ruella

1. Na sua primeira passagem pela TVI, José Eduardo Moniz levou dois anos para revolucionar a estação – de setembro de 1998 a setembro de 2000. Passados 24 anos, a história parece repetir-se: regressou em fevereiro de 2022 e tudo indica que, no dia 29, a colocará novamente na liderança. Para quem diz que está velho, cansado e ultrapassado, a resposta veio com a elegância de uma luva branca. O diretor-geral inventou? Não. Jogou com as armas que tinha à disposição, entre elas a sua paciência de ilhéu.

Tal como em 2000, agarrou o ‘Big Brother’ e todo o seu potencial, apostou numa novela diferente e ambiciosa – ‘Cacau’ – e reviu o posicionamento de programas de sucesso, como ‘Festa É Festa’. Bem ensanduichado, o ‘Jornal Nacional’ já ganha em alguns dias. Com ‘Morangos com Açúcar’, mesmo longe do sucesso de outrora, põe a TVI a "falar" com públicos mais jovens e exigentes, abrindo ao mesmo tempo as portas ao futuro com a aliança que vem fazendo com a Amazon Prime.

Moniz parece a confirmação do velho princípio de que o caminho se faz caminhando, tirando o melhor de quem com ele trabalha. Por exemplo, Cristina Ferreira, a todo-poderosa diretora até à sua chegada, aparentemente acabou por se adaptar, dando-lhe espaço. E os resultados aí estão. Não há bela sem senão: na redação há quem lamente que ele não passe lá mais tempo. Mas vêm aí mais mudanças, a começar por ‘Esta Manhã’... Por tudo isto, a notícia da renovação do seu contrato com a TVI, avançada pela ‘TV Guia’ na última semana, acaba por ser o facto da semana. A administração da Media Capital viu confirmada a aposta na experiência e sabedoria do seu diretor-geral e não perdeu tempo a renovar a ligação entre ambos. Bom para a TVI, será também seguramente bom para o conjunto do audiovisual português.

2. ‘Senhora do Mar’ foi vista na estreia por 812 mil espectadores – ficou em 7.º lugar. A sua rival direta, ‘Cacau’, teve 958 mil espectadores e arrebatou a 3.ª posição. Pergunto: e se a nova novela da SIC vier por aí abaixo, como ‘Papel Principal’?

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável