'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Gosto de ‘Cacau'

A nova novela da TVI tem muita qualidade, desde o enredo de Maria João Costa ao elenco, onde se destacam vários atores. Se não a estragarem, pode vir a fazer história.
27 de janeiro de 2024 às 00:00
Cacau, TVI
Cacau, TVI Foto: TVI

1. ‘Cacau’ é, para já, uma novela de alta qualidade. Estreada há uma semana e meia na TVI, tem um elenco talentoso, com atores que fazem a diferença a representar, sejam eles novos ou velhos. Alexandra Lencastre, no papel de vilã, faz lembrar Luiza, de ‘Ninguém como Tu’. Sofia Nicholson está arrasadora, como Filó. Se a autora, Maria João Costa, quiser, não precisa de a pôr a falar. O seu olhar vale mais do que mil palavras. Os dois Paulos, o Pires e o Calatré, também vão bem – e espero que não matem o Justino, porque não há muitos como António Capelo, e deem mais asas a Paula Neves. Depois, temos uns miúdos que estão a corresponder às expectativas de José Eduardo Moniz: José Condessa, Carolina Amaral, Catarina Nifo e, claro, Matilde Reymão.

Matilde Reymão regressou à TVI em outubro, após uma falhada experiência na SIC, e tem tudo para vir a ser uma das melhores atrizes da sua geração. Aos 23 anos, se continuar a trabalhar, se continuar a estudar, se continuar a ser humilde e a ser bem acompanhada, a estação de Queluz de Baixo tem aqui uma nova estrela. A Cacau – apetece-me dizer – cheira a Gabriela, tanta é a beleza, a sensibilidade e a inocência da jovem que, um dia, em Itacaré, sonhou fazer um chocolate com pimenta. A autora – parabéns pela linguagem moderna e dinâmica – pode, e deve, explorar esta Matilde. Ela é a Bahia, e a Bahia é ela, uma mistura explosiva que consegue prender o espectador ao ecrã.

A história, essa, está a fazer o seu caminho nas audiências. Na segunda-feira, obteve o seu segundo melhor resultado – 919 mil espectadores –, que deu para esmagar o rival direto da SIC, ‘Era Uma Vez na Quinta’, com 565 mil espectadores. Haja dinheiro, tempo para trabalhar o guião e a edição, mais Brasil e ousadia, e teremos talvez aqui a melhor novela dos últimos anos.

2. Daniel Oliveira acabou com os diários de ‘Era Uma Vez na Quinta’ entre as 19:00 e as 20:00. Foi a melhor solução para o reality show de Andreia Rodrigues, mais um flop de audiências na SIC, que estava a afetar as audiências do ‘Jornal da Noite’, tal como escrevi aqui, na última semana.

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável