'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Atenção ao champanhe, Daniel Oliveira

A SIC vence 2023 e está, obviamente, de parabéns. Mas, com tantas derrotas pelo caminho, algumas delas a causarem um rombo no cofre da família Balsemão, o diretor de Programas tem de ter cuidado em 2024 com a TVI.
23 de dezembro de 2023 às 00:00
Daniel Oliveira, SIC
Daniel Oliveira, SIC Foto: MediaLivre

1. ‘Papel Principal’ continua a sua penosa caminhada, de segunda a sexta-feira, na SIC. São 400 mil e poucos espectadores, em horário nobre, menos 300 mil do que ‘Festa É Festa’, da TVI. Um resultado a roçar o catastrófico. Com o final das gravações antecipado para este mês, e com um rombo de 4 milhões de euros na família Balsemão, Daniel Oliveira justificou-se pela primeira vez. Começou por tentar ludibriar os jornalistas: "A novela não foi cancelada, isso é uma falsa questão." Depois, percebendo, pela sua astúcia, que a justificação era ridícula, adotou um discurso mais humilde: "Há vezes em que acertamos em cheio, outras em que é um bocadinho ao lado."

Se o diretor de Programas foi sensato ao decidir acabar rapidamente com esta história, que é uma salganhada, teria sido mais fácil também assumir a derrota: "Sim, as audiências provam que não resultou e, por isso, vai acabar já. É uma aposta falhada, e a culpa é minha." Não o fez. E assim evitaria reações de revolta por parte de alguns atores. Se a maioria opta pelo silêncio, temendo represálias, outros, como Márcia Breia, nem por isso: "Não só estou triste como acho que não foi elegante a forma como o fizeram. Soube por e-mail..."

Daniel Oliveira vence 2023, mas é bom recordar que falhou mais do que acertou. Com ‘Papel Principal’ preferiu encolher-se e recordar que a SIC "dobrou" a vantagem frente à TVI em novembro. Estamos a falar de seis décimas de diferença, e 2024, que trará várias novidades nas estações já em janeiro, está aí. O diretor pode, e deve, abrir a garrafa de champanhe na noite de 31 de dezembro, mas era bom estar consciente de que, no próximo ano, a história será diferente.

2. Há dias, apanhei Ricardo Costa num momento de pura infelicidade, em estúdio e em direto na SIC Notícias – embora recentemente o seu comportamento com Nuno Ramos de Almeida tenha sido igual. É feio ver o diretor de Informação da SIC exaltar-se, querer impor as suas ideias, em voz alta, e não deixar falar ninguém, neste caso Teresa Dimas. "Mas deixa-me fazer a pergunta…", pedia a jornalista. "Não deixo, não, porque não vale a pena!" Enfim, que cena triste...

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável