'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Nuno Graciano e Manuel Luís Goucha: o cinismo e a hipocrisia

Manuel Luís Goucha mostrou-se crítico com as lágrimas de alguns famosos na hora da morte de Nuno Graciano. A mim não me surpreendeu nada. Hoje vale tudo para vencer na vida.
16 de dezembro de 2023 às 00:00
Goucha e Nuno Graciano
Goucha e Nuno Graciano Foto: Instagram

"Muitos dos que hoje carpem não quiseram saber", criticou Manuel Luís Goucha, na sua homenagem a Nuno Graciano. A propósito da morte do ex-apresentador, que não resistiu, aos 54 anos, a um AVC, tenho de concordar com o rosto da TVI, embora ele devesse saber, como ninguém, que a hipocrisia e o cinismo andam de mãos dadas, todos os dias, na televisão, onde trabalha há quase meio século. Obviamente que, nestas ocasiões, as de dor, de tragédia e de drama, muitos farrapos – não tenho outro nome – da nossa vida social aproveitam para publicar fotografias e mensagens "sentidas", nas redes sociais, para simplesmente aparecer, ganhar 'likes' e, um dia mais tarde, quem sabe?, vir a ganhar dinheiro com publicidade. Qual é a surpresa, Manuel Luís Goucha?

"Está morto: podemos elogiá-lo à vontade", resumiu de forma perfeita, um dia, o malogrado Machado de Assis, nome maior da literatura brasileira, sobre a hipocrisia e o cinismo. É, pois, a miséria humana no seu esplendor, capaz de tudo para vencer na vida, convencida de que a máscara não cairá nunca. E agora, no Natal e na passagem de ano, então, a coisa ganha ainda mais dimensão, onde vale tudo e a cheirar a mentira: um piscar de olho, uma palmada nas costas, um beijo ou uma palavra.

"Sei o que é o daytime. Eu e o Goucha, quando começámos, também estivemos dois anos e tal sem ganhar. O daytime não se faz porque se chegou. Faz-se, sim, da companhia e persistência", defende-se Cristina Ferreira, em jeito de balanço da sua prestação nas manhãs da TVI, onde está desde 6 de novembro, no lugar de Maria Botelho Moniz. É verdade o que diz, apesar de ‘Praça da Alegria’, na RTP1, por exemplo, contrariar esta teoria. A dupla de apresentadores, Jorge Gabriel e Sónia Araújo, está junta há 21 anos e pouca empatia passa a quem está em casa. Só um diretor de Programas, como José Fragoso, e uma estação pública dada a pouco rasgo preferem manter tudo como está. Eu não tinha dúvidas em mexer neste horário: era Sónia e Hélder Reis, uma máquina de comunicação, de simpatia e de genuinidade.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável