'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Agora sim, estalou o verniz entre Daniel e Cristina

Diretor da SIC fala em manipulações, desestabilização e soberba. Rival da TVI responde com "verdade". Já não há como esconder a guerra… que envolve muitos milhões de euros. 
07 de maio de 2022 às 00:00
Daniel Oliveira, Cristina Ferreira
Daniel Oliveira, Cristina Ferreira

Com um destinatário bem identificado, mas sem nunca referir o nome de Cristina Ferreira, Daniel Oliveira abriu as hostilidades, no domingo de manhã. "Contra a manipulação, construção ou indução de narrativas de desestabilização; contra a soberba de quem desdenhou da qualidade e brio dos profissionais da SIC." Isto a propósito de mais uma vitória mensal, neste caso abril – a 39ª consecutiva. Minutos mais tarde, a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI respondeu-lhe, obviamente sem identificar também o rival. "Este é um post sobre a VERDADE dos números. A TVI não ganhou o mês de abril. Ficou a 0,36 do seu concorrente direto. Desde o início de 2019 que a TVI não estava tão próxima… A honestidade, a verdade e a união são os valores que nos norteiam diariamente."

Ora bem: resumindo e concluindo, a SIC continua a ser líder de audiências, e a TVI está mais perto do que nunca. Com um empate técnico em abril – pouco mais de 7 mil espectadores na média diária –, não tenho dúvidas de que a troca de bocas, como "manipulação", "soberba", a "verdade" ou a "honestidade", vai ganhar uma dimensão nunca vista nos próximos tempos, até dezembro. Afinal, Daniel e Cristina sabem que estas batalhas que se travam agora podem traçar os seus destinos em Paço de Arcos e em Queluz de Baixo, e que muitos milhões de euros estão em jogo – o que interessa, de facto, às administrações e aos acionistas dos dois grupos.

Dos "comunicados" dos diretores em questão, destaco ainda mais duas coisas: a indignação de Daniel face ao "maior investimento feito por um canal português num só mês nos últimos anos"; e a humildade de Cristina. Pela primeira vez, de forma categórica, assume o "eu" em vez do "nós". Se Daniel tem memória curta – quanto gastou para se ir reforçar com Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira, Ljubomir Stanisic, Lourenço Ortigão e Fátima Lopes? –, Cristina parece ter percebido que o egocentrismo não a leva a lado nenhum. Bem pelo contrário.

José Eduardo Moniz, que festeja 70 anos nesta sexta-feira, dia 6, assiste de camarote a tudo isto, ele que assumiu a direção-geral da TVI há apenas dois meses… e que adora trabalhar (na sombra) para vencer.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável