'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz: e se forem só aparências?

Quanto tempo mais demorará a espera quanto à Programação da TVI? As manhãs continuarão com  Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz? E as tardes com Manuel Luís Goucha? E os fins de semana? Cristina e Moniz procuram dar sinais de cooperação entre ambos, mas muitos são os que se interrogam sobre a real relação entre os dois diretores
09 de abril de 2022 às 07:00
José Eduardo Moniz, Cristina Ferreira
José Eduardo Moniz, Cristina Ferreira

1. É enorme a curiosidade na TVI acerca dos planos de José Eduardo Moniz. Eu também estou à espera para ver o que vai acontecer na realidade. Para já, a redação é o sítio onde o regressado diretor-geral, que tomou posse em 17 de fevereiro, tem passado mais tempo, sendo visto em grandes conversas com a equipa responsável pela Informação. O primeiro sinal de que as coisas poderão não ficar como estão é o ‘Jornal da Uma’, que sofreu alterações significativas já na segunda-feira, dia 4, nomeadamente nos apresentadores – a aposta na dupla Cátia Nobre e José Carlos Araújo – e nas dinâmicas.

As expectativas maiores, porém, têm que ver com a relação de José Eduardo Moniz com Cristina Ferreira e com o rumo que o diretor-geral da estação de Queluz de Baixo quererá imprimir à Programação. Apetece perguntar: quanto tempo mais demorará a espera? As manhãs continuarão entregues a Cláudio Ramos e a Maria Botelho Moniz? E as tardes a Manuel Luís Goucha? E os fins de semana? Nota-se que Moniz e Cristina procuram dar sinais de cooperação entre ambos – para o bem comum da empresa de Mário Ferreira –, mas, na TVI, muitos são os que se interrogam sobre o que as aparências podem esconder… As próximas semanas deverão ser, portanto, aguardadas com atenção.

A verdade é que o fosso entre a SIC, líder de audiências, e a TVI tem vindo a diminuir, e do canal de Francisco Pinto Balsemão são cada vez mais evidentes os sinais de nervosismo e inquietação. Dou apenas dois exemplos: ‘Por Ti’ é uma novela que já nasceu morta, apesar do elenco grandioso e das ambições dos seus responsáveis; e ‘Tabu’, apesar de ser uma pedrada no charco, foi claramente uma aposta falhada de Daniel Oliveira. O derradeiro episódio da primeira temporada, no domingo, foi visto por 750 mil espectadores – o pior resultado desde a estreia.

2. Vou confessar uma coisa: tenho dificuldades em ouvir José Gomes Ferreira e José Milhazes na SIC, ou SIC Notícias, a falarem sobre economia e política. Bem diferentes nos estilos – um é refinado, o outro é rude –, os dois acabam traídos nas análises que fazem pelas suas (eventuais) cegueiras ideológicas.

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável