'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O jogo acabou, Daniel Oliveira

O diretor de Programas da SIC apresentou ‘Papel Principal’ como uma novela nunca vista e, pouco mais de dois meses depois, decidiu acabar com ela, fruto das péssimas audiências. Mais um rombo na estratégia e nos cofres da estação da família Balsemão.
02 de dezembro de 2023 às 00:00
Daniel Oliveira, Carolina Loureiro, Ângelo Rodrigues
Daniel Oliveira, Carolina Loureiro, Ângelo Rodrigues

Ponto prévio: Daniel Oliveira mostrou inteligência ao antecipar o fim de ‘Papel Principal’, por muito que possa doer ao elenco – e a si próprio, uma vez que, traído pelo seu ego, na apresentação, chegou a compará-la

a ‘Avenida Brasil’, talvez a melhor novela da história da Globo – e por muito que seja um rombo financeiro na SIC. Afinal, a trama estreada em 25 de setembro revelou-se uma tragédia, tanto na qualidade como nos números, ao contrário – insisto – do que vaticinava o diretor de Programas, na véspera do primeiro episódio: "Esta é uma novela que pode reconciliar muito público. É cómica, muito bem contada. Tem a capacidade de ser um bálsamo de leveza e, ao mesmo tempo, ser uma história sustentada que toca diversos públicos, do mais novo ao mais velho."

Se, logo após a estreia, escrevi aqui que a história era uma confusão tremenda, com vários erros de casting, hoje, com dois meses de emissão, constato que o tempo acabou por me dar razão. Ou, melhor, os portugueses. As audiências estão abaixo dos 500 mil espectadores, tudo em horário nobre, e a solução de Daniel não podia ser outra – acabar as gravações ainda em dezembro –, depois de tentar reformular, sem sucesso, a trama, de tentar inventar personagens e de matar outras, de regravar cenas, de pensar até noutra temporada.

‘Papel Principal’ é, assim, mais uma mancha no currículo do diretor de Programas, a juntar a outras recentes na SIC – ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’, ‘Sangue Oculto’, ‘Flor sem Tempo’, ‘Os Traidores’, ‘Hell’s Kitchen’, ‘Casados no Paraíso’ –, que, apesar de tudo, continua a ganhar, todos os meses, à rival TVI.

A ironia do destino em ‘Papel Principal’? A música cantada por Adelaide Ferreira, nos anos 80 do século passado, que serve de banda sonora à novela da SIC: ‘A noite acabou; O jogo acabou; Para mim aqui; Quando acordar; Já te esqueci; O filme acabou; O drama acabou, acabou-se a dor; Tu sempre foste um mau ator; Fizeste de herói no papel principal; Mas representaste e mentiste-me tão mal; Quem perdeu foste tu, só tu, e nunca eu…’

Segue-se ‘Mar Aberto’ e a coisa parece estar a começar mal, com o avião para os Açores, onde iam alguns atores do elenco, a ter de andar no ar mais de 10 horas, devido ao mau tempo…

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável