'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Obrigado, Salvador

O vencedor do Festival da Eurovisão mostrou que o talento, neste caso musical, só faz sentido se estiver casado – sem aspas – com a humildade e a capacidade de ver o mundo a sério, de modo a tentar transformar o sonho em realidade.
20 de maio de 2017 às 08:00

Podia (e devia) falar de Salvador Sobral. Mais do que fazer história, por ter vencido categoricamente o Festival da Eurovisão, com a canção Amar pelos Dois, Salvador mostrou que o talento, neste caso musical, só faz sentido se estiver casado – sem aspas – com a humildade e a capacidade de ver o mundo a sério, de modo a tentar transformar o sonho em realidade. Um exemplo de como o jovem cantor está certo e de como (quase) tudo anda errado: em Kiev, usou uma camisola com a mensagem S.O.S. Refugees, alertando para este flagelo social, o de milhares de refugiados que chegam à Europa, fugidos da fome e da guerra. A organização proibiu-o de a usar mais, porque ali não entra política. Enfim, como se tudo não fosse política. "Se somos chamados humanos, e não animais, temos de ser humanitários", disse, mais tarde, Salvador. Perfeito! 

Mas não vou falar de Salvador. Vou abrir, aqui, uma excepção e falar da TV Guia, casa que me acolheu em 2001. É um orgulho, ao fim de 38 anos de vida e de duas mil edições, termos os melhores profissionais da televisão – e não só – do nosso lado, reconhecendo o trabalho que fazemos, dia após dia. As palavras de Judite Sousa, Ruy de Carvalho, Catarina Furtado, José Rodrigues dos Santos, Fátima Lopes, João Baião, Tânia Ribas, Fernando Mendes, Eunice Muñoz, Teresa Guilherme, Diogo Infante, Manuela Moura Guedes, Carlos Daniel e Alexandra Lencastre, entre outros, ou as colaborações, esta semana, de Ricardo Costa (director-geral de Informação do grupo Impresa), José Eduardo Moniz (consultor da TVI), Daniel Deusdado (director de Programas da RTP) e Octávio Ribeiro (director da CMTV) são um bom exemplo do respeito que ganhámos desde o n.º 1, marcava o calendário a data de 10 de Fevereiro de 1979. 

Considerada a Melhor Revista e Televisão, pela Meios & Publicidade, e sabendo que "há treinos todos os dias" –uma máxima que aprendi com o professor Moniz Pereira –,cá estaremos para fazer muito mais, já a partir de amanhã. Um obrigado sincero a todos, a começar por si, caro leitor. 

* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável