'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Catarina e Jorge juntos

Malato lançou Catarina Furtado para a apresentação do Festival da Eurovisão. Esta aceitou o repto. E recordou Sílvia Alberto. Agora é Herman José a “oferecer-se”. Mas há mais nomes na corrida…
11 de novembro de 2017 às 07:00

A frase é de Herman José e não deixa margem para dúvidas quanto à vontade de vários rostos da RTP – e não só! – em apresentar o Festival da Eurovisão da Canção, entre os dias 8 e 12 de Maio, em Lisboa, no Altice Arena. "Apresentar um espectáculo dessa envergadura é irresistível para qualquer comunicador", confessa o humorista, em exclusivo, à TV Guia, depois de José Carlos Malato, um fervoroso adepto do certame, se ter auto-excluído, logo após a vitória de Salvador Sobral em Kiev, e de ter avançado, à nossa revista, o nome de Catarina Furtado. "Tem de ser apresentado por mulheres bonitas." Esta, de facto o grande nome do entretenimento da estação pública, abraçou o repto: "Se o Malato o diz, quem sou eu para o desdizer? Obviamente, se a RTP me chamar, aceitarei com orgulho. Além do mais, será uma emissão para todo o mundo. Mas também poderia repetir o dueto com a Sílvia Alberto."

Na terça-feira, dia 7, o presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis, chamou os jornalistas para lançar o Festival da Eurovisão, mas recusou-se a adiantar, para já, os nomes dos apresentadores. Qualquer decisão que venha a tomar, seja ela qual for, irá gerar, muito provavelmente, uma chuva de críticas no País. A estes três nomes, Catarina Furtado, Herman José e Sílvia Alberto, podem juntar-se outros tantos, como os de Jorge Gabriel, Filomena Cautela e Pedro Fernandes, duas apostas fortíssimas da actual direcção de Programas da estação pública, e a escolha, portanto, nunca será consensual – até Pedro Granger, talvez o maior entusiasta do evento, assumiu recentemente esse sonho, numa entrevista: "Com tanto amor e com tanta alegria pelo Festival, não há ninguém como eu. Tenho qualidade enquanto apresentador e tenho a paixão que um fã tem. Mas não sou a última bolacha do pacote, tenho de ser realista."

Para mim, a coisa resolvia-se assim, com todo o respeito por Herman José, um senhor: Catarina Furtado e Jorge Gabriel. São dois profissionais experientes, fruto de uma carreira sólida de mais de 20 anos, respeitados pela maioria dos portugueses, donos de um grande carisma e (bem) capazes de assegurar um espectáculo de qualidade, durante várias horas, para todo o mundo. Há dúvidas?

* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável