
1. Com a estreia de Cristina Ferreira na SIC em 7 de janeiro, a estação de Paço de Arcos entrou numa dinâmica de vitória impressionante. Em cima da TVI em janeiro, e à frente do rival já em fevereiro e março, a apresentadora deu-se ao luxo de ir de férias uma semana, ao fim de quatro meses de trabalho, deixar as manhãs a Cláudio Ramos, e este… esmagar Manuel Luís Goucha: 162 mil espectadores de diferença no 1.º duelo. Gosto muito do apresentador de 'Você na TV!', que é um profissional dedicado e talentoso, com uma carreira ímpar na TV, e não merecia estar a passar por isto.
Quanto a Cláudio Ramos, que tem de continuar a aprender dia após dia com Cristina Ferreira, é óbvio que superou mais um obstáculo na televisão. Bem fez a apresentadora, que, quando chegou à SIC, só o quis a ele no programa das manhãs, descartando Rui Oliveira, Cinha Jardim ou Flávio Furtado.2. No início de abril, a TVI decidiu tirar da grelha 'Apanha se Puderes', que estava a perder por muitos para os diários de 'Quem Quer Namorar com o Agricultor?', para colocar às 19:00 episódios originais de 'Inspetor Max'. A justificação? As férias escolares da Páscoa. Mas a opção do diretor-geral da estação de Queluz de Baixo revelou-se um tiro ao lado. Afinal, a série do pastor-alemão ainda tinha menos audiência no horário de acesso ao horário nobre do que o concurso de Pedro Teixeira e Rita Pereira.
Na segunda-feira, dia 15, perante as evidências, Bruno Santos tirou 'Inspetor Max' para fazer regressar 'Apanha se Puderes'. As opções do diretor-geral são todas legítimas, é verdade, embora os erros comecem a ser muitos, mas mais grave é o sinal de desnorte que parece reinar em Queluz de Baixo.
3. O formato é interessante, o cenário e a produção são excelentes, o horário é magnífico, Sílvia Alberto tem provas dadas – embora eu continue a achar que ganhava mais se não tivesse tiques de Catarina Furtado –, o painel de jurados e Bárbara Bandeira são apelativos, mas os portugueses não estão a aderir, mesmo tendo a concorrência programas de baixo nível, como 'Quem Quer Namorar com o Agricultor?' (SIC) ou 'Começar do Zero' (TVI). Os resultados de La Banda, na RTP1, não enganam: a estreia teve 662 700 espectadores e no último domingo prendeu 557 400 espectadores. Uma desilusão.