'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Rua... E demissão!

O marido de Manuel Luís Goucha achou que tinha de criticar a TVI, estação que lhe deu oportunidade de “fazer” televisão. Fez mal. Isso era para ser discutido em Queluz de Baixo, nunca na praça pública. Já o presidente da RTP mantém-se, sem dignidade nenhuma, agarrado ao poder.
23 de março de 2019 às 08:00
 Manuel Luís Goucha, Rui Oliveira
Manuel Luís Goucha, Rui Oliveira

1. Rui Oliveira, o marido de Manuel Luís Goucha, tem o direito de dizer o que pensa. Mal de nós se isso não fosse possível hoje, quando estamos a um mês de comemorarmos os 45 anos do 25 de Abril de 1974, o Dia da Liberdade. Mas Rui Oliveira não pode, em momento algum, cuspir publicamente no prato onde come, isto é, na TVI, que lhe deu a oportunidade de fazer televisão. "A TVI está desorganizada. Não sabe o caminho que quer tomar. Não tem nada planeado. Diria que há uma falta de criatividade, e isso cabe à parte diretiva do canal", confessou aos jornalistas no Portugal Fashion. O empresário estava imparável no evento de moda no Porto: "A TVI esteve muito tempo parada com os louros na mão. E ainda nem sequer se preparou para a guerra. Não tem estrutura profissional."

Ora bem, por mais motivos de queixa que Rui Oliveira possa ter da TVI, sobre a sua incapacidade para continuar a ser líder de audiências, como foi durante 150 meses consecutivos – e como eu, aliás, o tenho escrito aqui nos últimos meses –, o marido de Manuel Luís Goucha portou-se mal. É em casa que se discutem as coisas, com quem de direito. Por exemplo, com Bruno Santos, o diretor-geral, e José Eduardo Moniz, que acreditou que ele podia ser uma mais-valia para a estação. Não é, como bem vimos, nos trabalhos que efetuou na televisão. Era com eles que devia ter posto as cartas na mesa, nunca para o País ver. Até porque o agora empresário de cavalos colocou, mais uma vez, o apresentador de ‘Você na TV!’ numa situação delicada, como já tinha acontecido na polémica com o Presidente da República.

A diretora de Comunicação da Media Capital, Helena Forjaz, disse em exclusivo ao Correio da Manhã que, após isto, Rui Oliveira "não está e não estará mais na TVI". Obviamente. 

2. No momento em que escrevo esta crónica, o presidente da RTP, Gonçalo Reis, continua sem se demitir… Que era a única coisa que lhe restava fazer. Afinal, são dezenas de polémicas durante os seus dois mandatos na estação pública, e esta última, sobre a parceria com a FPF, até meteu o primeiro-ministro ao barulho. Termino com uma questão: a cadeira que ocupa na Marechal Gomes da Costa vale mais do que a sua dignidade?

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável