'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Cristina Ferreira e Daniel Oliveira juntos… com dois Zés pelo meio

Os dois são competentes enquanto apresentadores, mas, talvez traídos pelos seus egos, esqueceram-se de que as estações para as quais trabalham são mais importantes do que eles próprios e que o espectador é soberano nas suas escolhas. Mas há mais desgraças.
18 de novembro de 2023 às 00:00
Cristina Ferreira, Daniel Oliveira
Cristina Ferreira, Daniel Oliveira

1. Alguma vez Cristina Ferreira e Daniel Oliveira ficarão para a história da televisão enquanto diretores de Programas ou outra designação que se queira atribuir às funções que desempenham? Sob as suas batutas, TVI e SIC têm vindo numa imparável descida de audiências. Tanto um como outro mostram-se incapazes de travar a fuga de públicos, que se acentuou nos últimos tempos.

Os dois são competentes enquanto apresentadores, mas, talvez traídos pelos seus egos, esqueceram-se de que as estações para as quais trabalham são mais importantes do que eles próprios e que o espectador é soberano nas suas escolhas.

Não se vê praticamente nada de novo nas programações dos canais privados, agarrados a fórmulas que os consumidores conhecem de trás para a frente e de frente para trás e que têm o poder de sedução de um bocejo. Os últimos exemplos estão aí para o confirmar, com os regressos de ‘A Quinta’ e ‘A Máscara’, na SIC, e ‘Dança com as Estrelas’, na TVI. Se ninguém deitar mão a isto, a caminhada para o precipício é certa. Balsemão – o Francisco, filho –, em Paço de Arcos, e José Eduardo Moniz, em Queluz de Baixo, não podem deixar passar mais tempo. Ou atuam rapidamente ou, mesmo que não queiram, tornam-se cúmplices involuntários dos atuais realizadores deste filme terrível.

Mais grave ainda é o caso da RTP. José Fragoso é diretor de Programas, há vários anos. As audiências já atingiram valores preocupantes para quem recebe quase 200 milhões de euros por ano. Há o risco de a estação pública se tornar irrelevante, apesar de tanto dinheiro dos contribuintes desbaratado. Sem ideia, seguem-se, claro, o ‘MasterChef’ e ‘Got Talent’.

2. O momento caricato acontece no ‘Primeiro Jornal’, da SIC. José Gomes Ferreira lê, em direto, um tweet de António Costa na rede social X. Na verdade, tratava-se de uma conta paródia do primeiro-ministro demissionário. Em estúdio, Bernardo Ferrão e Bento Rodrigues, atónitos, não queriam acreditar que o diretor-adjunto de Informação da estação de Paço de Arcos estivesse a cometer este erro de principiante. Como é possível? Sim, eles não matam, mas moem...

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável