
1. "Vou dizer ao meu amor…", começa a cantar Jorge Belchior, no ‘The Voice Portugal’ (RTP1). Nos bastidores, ao lado dos familiares do concorrente alentejano, Catarina Furtado dispara: "E ‘ganda’ voz! Fogo!" A produção capricha no cenário, com as searas no chão do palco. Os mentores rendem-se e a fadista Sara Correia carrega no botão, resgatando-o para a sua equipa. Foi um dos momentos arrepiantes do (talvez) melhor formato de entretenimento do mundo, que tem gente nova e talentosa aos pontapés – por exemplo, Beatriz Santos e Manuel Madeiras "obrigaram" Sónia Tavares e António Zambujo a deixarem as cadeiras para irem cantar ao seu lado.
As audiências dispararam nas últimas duas semanas – mais 150 mil espetadores –, mas, no ‘The Voice Portugal’, o importante é continuar a haver excelência no casting, na produção, na realização, na apresentação e nos mentores, que se complementam, proporcionando momentos únicos. Fernando Daniel é um miúdo grande – a imitação de Anselmo Ralph foi genial –, Sónia Tavares é uma força da natureza, António Zambujo está muito mais solto e Sara Correia cheira a povo. Venham as Batalhas.
2. ‘Morangos com Açúcar’, que faz parte da história da televisão portuguesa, estreou segunda-feira, dia 23. A série da TVI prendeu 1 milhão de espectadores ao pequeno ecrã e foi líder de audiências. Bem produzida, e mesmo com erros incompreensíveis na história, com sabor à ‘Elite’ espanhola, da Netflix, pode vir a marcar uma nova era na ficção da estação da Queluz de Baixo. Uma pergunta, para já: Pedro Teixeira não está a fazer de Tomé, o cromo da ‘Festa É Festa’?
3. Os mísseis e os rockets continuam a cair na Faixa de Gaza e a matar milhares de crianças, mulheres e homens inocentes. Em mais uma guerra sem fim à vista, onde não há amor, paz e esperança, mas vingança, ódio e sangue, há coisas que não entendo na nossa TV, como ver Sandra Felgueiras a sorrir quando o assunto é uma bomba num hospital – a sua expressão facial no ‘Jornal Nacional’, da TVI, tem de mudar consoante as notícias que dá – e José Milhazes – que saltou para a ribalta após dizer um palavrão no ‘Jornal da Noite’, da SIC – a comentar esta tragédia no Médio Oriente. Mau demais.