
1. ‘All Together Now’ despediu-se finalmente no domingo, dia 27, com a melhor audiência de sempre: mais de 1 milhão e meio de espectadores – talvez a reboque do jogo da Seleção Nacional. Deu para apagar os péssimos números desde a estreia, 7 de março? Fazendo um curto balanço dos seus três meses e meio de vida na TVI, a conclusão é só uma: com um investimento de muitos milhares de euros, com uma promoção nunca vista na televisão portuguesa, abalroando até a Informação, o formato de Cristina Ferreira não vingou. Foram derrotas sucessivas para as apostas da rival SIC. Pode ser, digo eu, que esteja na hora de Mário Ferreira e a sua equipa fazerem uma reflexão sobre o desempenho da apresentadora/diretora no regresso a Queluz de Baixo. Afinal, já são três megalómanos projetos – ‘O Dia de Cristina’, ‘Cristina ComVida’ e ‘All Together Now’ – que são (quase) indiferentes aos portugueses.
2. Há aí um artista da nossa praça que gosta de agradar a Cristina Ferreira. Tanto que, mal a apresentadora e diretora da TVI faz uma publicação no Instagram, logo se apressa a colocar um ‘like’. Está no seu direito, obviamente. O que é engraçado, muito engraçado, é que esse artista – para não lhe chamar lambe-botas – diz mal publicamente das revistas, mas depois é dos primeiros a "fazer-se" aos ‘paparazzi’. Porque precisa deles para ir sobrevivendo. Enfim, foi, é e será sempre um zé-ninguém.
3. O último domingo constitui um bom exemplo da estagnação que reina na televisão portuguesa. Ao longo da tarde, RTP, SIC e TVI transmitiram programas infindáveis de música e entrevistas, à semelhança do que vem acontecendo há anos. Há um evidente e claro abuso da paciência dos espectadores. Depois, os programadores admiram-se que as audiências vão desaparecendo...
4. Só um país que pensa pequeno, ou não sabe que caminhos percorrer, pode ter um jornalismo televisivo tão perdido nos critérios como Portugal. A impressionante gafe do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues – a de pedir um apoio massivo dos adeptos à Seleção em Sevilha – é apenas um exemplo. Está em linha com a forma impressionante como o Euro 2020 dominou horas e horas de Informação. Sinceramente, até parece que a pandemia já era...