'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Quem quer ser... visionário?

O futuro da televisão passa mesmo só por Cristina Ferreira e Daniel Oliveira? Tenho saudades de Emídio Rangel e de José Eduardo Moniz, dois verdadeiros “generais”.
26 de junho de 2021 às 11:10
Cristina Ferreira, Daniel Oliveira
Cristina Ferreira, Daniel Oliveira Foto: Cofina Media

1- Há uma pergunta que, de vez em quando, não resisto a colocar a mim mesmo: se José Eduardo Moniz e Emídio Rangel ainda estivessem no ativo, enquanto responsáveis máximos das duas estações privadas, que televisão existiria hoje em Portugal? Que papel teriam Cristina Ferreira e Daniel Oliveira na TVI e na SIC, respetivamente? Existiriam, tal como os conhecemos?

Será que a criatividade, a visão, a combatividade, a vontade de inovar, a atração pelo risco e a capacidade de comando daqueles dois homens – um remetido a consultor da Ficção, o outro já ausente do mundo dos vivos – teriam permitido que o panorama televisivo fosse o que é atualmente?

Será que teríamos passado por situações de rutura em modelos de programação, que se arrastam desde finais do século passado, ou ambos se acomodariam a esses modelos, que outros até vieram a adotar como heranças preciosas? Não há bolas de cristal que tragam respostas.

Não há. As perguntas estão condenadas a pairar como fantasmas sobre os atuais responsáveis. Mas difícil seria imaginar aquele último cenário, tendo em conta a personalidade de ambos e a inquietude de que deram mostras, em lutas sem tréguas.

Novas novelas se anunciam, novos reality shows se preparam, mas o que há de verdadeiramente diferente das linhas de orientação que aqueles dois "generais" desenharam, na ânsia de se vencerem mutuamente? O mundo da televisão já não se compadece com muitas das opções que ambos fizeram, é verdade.

Mas estou em crer que nenhum deles, Moniz e Rangel, se deixaria ficar sentado ou se limitaria a fazer mudanças de cosmética para mascarar tudo aquilo que, afinal, era para ficar na mesma.

Cristina Ferreira e Daniel Oliveira: o futuro da televisão passa mesmo só por eles? E, já agora, será que passa por José Fragoso, neste último caso, na RTP, que mirra a cada mês que passa, colocando legitimamente a questão de se saber para que serve o serviço público? Há dias em que só temos mesmo perguntas para fazer...  

2- Carlos Areia, de 77 anos, dá uma grande entrevista, com substância, à 'TV Guia' desta semana. Recorda, por exemplo, que aos 13, já sem mãe, puseram-no, todo nu, a limpar o túnel de uma fábrica, que ia de uma chaminé à caldeira. "Ainda hoje sinto o cheiro e o calor daquela merda!" Felizmente, não estamos entregues só a atores-manequins-influencers...

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável