‘O Noivo É Que Sabe’, na SIC, e o ‘Big Brother’, na TVI, chegam a perder em alguns momentos do domingo à noite para o programa de Catarina Furtado e de Vasco Palmeirim. Eis uma boa notícia.
O balanço do primeiro mês em relação às grandes apostas de domingo à noite é fácil de fazer: o ‘Big Brother’ está abaixo das expectativas criadas por Cristina Ferreira e Teresa Guilherme na TVI, muito por culpa de um casting com cheiro a bafio; ‘O Noivo É Que Sabe’, de Cláudia Vieira na SIC, é mais leve e divertido, mas está também longe de ser um fenómeno de audiências; e o ‘The Voice’, da RTP1, que é o melhor programa de entretenimento em Portugal, chega a ser o preferido pelos espectadores em alguns momentos. Eis uma boa notícia, provando que o sonho, o mérito e o talento continuam a fazer sentido entre nós – Hugo Andrade, então diretor da RTP e hoje uma mais-valia na estação de Queluz de Baixo, estava certíssimo quando adquiriu o formato em 2011.
Escrevi aqui, há duas semanas, que Cristina Ferreira deveria concentrar-se nas manhãs até dezembro. Sim, a apresentar o ‘Você na TV!’ ao lado de Manuel Luís Goucha e a impulsionar a estação de Queluz de Baixo, de segunda a sexta-feira, para bons resultados nos restantes programas da grelha. Preferiu inventar o ‘Dia de Cristina’, que perde à tarde para Júlia Pinheiro – é verdade: perde à tarde para Júlia, que até voltou a ser capa de revista. A aposta da "Dona da TVI" arrancou agora, sim, e pode vir até a ser líder em toda a sua emissão, mas este não era o momento. O momento, insisto, era fazer aquilo que melhor sabe: televisão. E todos os dias entre as 10:00 e as 13:00, com direito a descanso ao sábado e ao domingo.
A RTP1 chegou a acordo com a SP Televisão para voltar a produzir em 2021 ‘Bem-Vindos a Beirais’, série protagonizada por Pêpê Rapazote e Oceana Basílio e que fez sucesso entre 2013 e 2016 – curiosamente também uma aposta de Hugo Andrade na estação pública. Com uma portugalidade rural vincada, um bom elenco e uma história criativa, é possível que esta decisão do diretor José Fragoso venha a ser muito acertada.
Manuel Luís Goucha é um comunicador por excelência. A sua conversa com Sérgio Praia, em Conta-Me, foi um bom exemplo.
Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?