'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Alerta na SIC por causa da TVI... que já vai tendo algumas vitórias

É verdade que a estação de Paço de Arcos é líder de audiências, com uma margem confortável, mas também é verdade que já perde em várias frentes para a TVI. A maratona começou agora.
18 de setembro de 2020 às 22:27
Cláudia Vieira, o noivo é que sabe, sic, apresentadora, atriz
Cláudia Vieira, o noivo é que sabe, sic, apresentadora, atriz

1. O melhor é irmos comprar pipocas, porque a TV portuguesa, onde proliferam cada vez mais a mentira, a hipocrisia, o cinismo, a vaidade, a inveja e o ciúme, está mesmo a ficar engraçada, principalmente depois de Cristina Ferreira ter batido com a porta da SIC, ao final de um ano e meio, para regressar à TVI. Se a RTP, onde o dinheiro nunca é problema, apresenta um vasto leque de ofertas para os próximos meses – do entretenimento à informação, passando pela ficção –, é nas estações privadas, porém, que vão estar os olhos dos portugueses.

A SIC é (ainda) líder confortável de audiências, mas algumas recentes vitórias da TVI, em vários formatos e em vários horários, mostram que a guerra não está ganha. Mesmo na frente, a estação de Paço de Arcos dá sinais de inúmeras fragilidades, que podem abalar o sucesso alcançado desde o dia 7 de janeiro de 2019. Ora, vejamos alguns exemplos flagrantes: a dupla Diana Chaves/João Baião vê o (quase) defunto ‘Você na TV!’, de Manuel Luís Goucha, bater-lhe já o pé nas manhãs; o famoso documentário de Ângelo Rodrigues e ‘O Noivo É Que Sabe’ foram arrasados pela estreia do ‘Big Brother’, agora com Teresa Guilherme, que prendeu 1 milhão e meio de espectadores ao ecrã; também nesse dia, ‘Domingão’ perdeu para o ‘Somos Portugal’, que pôs as estrelas da estação nas principais cidades do País, numa operação de risco e de ambição elevados; na informação, inacreditavelmente, dá-se uma notícia sobre a ‘Festa do Avante!’ baseada numa capa falsa de um jornal americano; e na ficção os números estão mais próximos.

É verdade que já estamos em setembro e que a SIC continua a ganhar – alguém disse o contrário? É verdade que a estação vai manter a liderança por muitos mais meses. Mas também é verdade que só agora a maratona começou. O alerta está aí.  

2. A política é muito isto: o primeiro-ministro, António Costa, foi um dos primeiros a felicitar a atriz e encenadora Ana Rocha de Sousa pelos dois prémios conquistados no Festival de Cinema de Veneza. Fica sempre bem. O pior é o resto: o Governo continuar a não apresentar soluções de desenvolvimento e de apoio dignas para a nossa cultura, cada vez mais débil com a pandemia.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável