
Perderam Cristina Ferreira. E o descalabro começou. Acharam que a sua saída para a SIC pouca ou nenhuma mossa ia causar e não se prepararam para o que aí vinha. Continuaram a transmitir os episódios já gravados de 'Apanha se Puderes' com a apresentadora. Obrigaram-na a cumprir contrato até quase ao fim do ano, evitando que aparecesse no ecrã da então estação de Carnaxide e, pior, dando tempo ao rival para preparar a estreia do programa que revolucionou a TV portuguesa. Cristina surgiu a 7 de janeiro e, desde aí, tudo mudou.
As vitórias de Cristina sobre o 'Você na TV', líder incontestável de audiências e agora entregue à dupla Goucha/Maria Cerqueira Gomes, foram tão grandes nas manhãs… que empurraram a SIC para a frente, o que não acontecia há 150 meses, ressuscitando antigas estrelas como Júlia Pinheiro e até a informação do canal. A SIC perdeu janeiro por poucochinho – a Taça da Liga na TVI, que custou 400 mil euros, foi decisiva -, mas depois levou tudo à frente em fevereiro, março, abril e, já é certo, maio. Pormaior: com a diferença entre as estações a ser cada vez maior. O que fez a TVI? Muita coisa e, quase sempre, com pouco acerto.
Além de manter Cristina no final da tarde, com 'Apanha se Puderes', apostou num reality show, 'Quem Quer Casar com o Meu Filho?', que durou quatro semanas. Depois, avançou logo a seguir com outro reality, 'Começar do Zero', anunciado como uma pedrada no charco e que se revelou mais um fracasso. Entretanto, lançou Maria Cerqueira Gomes às feras, isto é, sozinha aos domingos à noite, com 'A Tua Cara'. Colocou outro reality, 'Like Me', às 19:00, horário de acesso ao prime time, que se revelou outro desastre. E agora, até na ficção, o último bastião de resistência, a TVI já perde. Prisioneira foi engolida por 'Golpe de Sorte'.
Na terça-feira, foram 379 mil espectadores de diferença, uma brutalidade para quem nunca ganhava nesta área.
E como uma desgraça nunca vem só, neste dia, 'Praça da Alegria' (RTP1) levou a melhor sobre 'Você na TV!' e 'A Nossa Tarde' (também da estação pública) mordeu os calcanhares ao 'A Tarde é Sua'. Deixo uma pergunta: perante este cenário negro em Queluz de Baixo, não rola uma cabeça?
Rosa Cullell tem de se chegar à frente.