'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Guerras sem fim

Pedro Mourinho veio contrariado da Ucrânia, após um trabalho extraordinário na TVI/CNN, como enviado-especial. E assume-o. Percebo-o. Como também percebo a pressão de Judite Sousa junto do diretor…
12 de março de 2022 às 00:00
Pedro Mourinho
Pedro Mourinho

1. Nesta edição, a ‘TV Guia’ falou, em exclusivo, com Pedro Mourinho, da TVI/CNN, com Ana Peneda Moreira, da SIC, e com José Rodrigues dos Santos, da RTP, enviados especiais à Ucrânia. Os dois primeiros já cá estão, o último chegou há pouco àquele país de Leste. Após ter feito um trabalho extraordinário em Kiev, o jornalista da estação de Queluz de Baixo com cheirinho à americana – ‘Breaking News’ é ridículo – mostra ter personalidade e maturidade únicas no relato da sua experiência e, também, no assumir publicamente que não gostou que lhe tivessem assinado a guia de marcha. "Preferia ter optado por ficar, por uma questão de trabalho, porque não estava ainda a sentir esse risco de que se falou. Na realidade, vim contrariado." Percebo-o. Como também percebo uma eventual pressão do peso-pesado Judite Sousa, junto do seu diretor, Nuno Santos, para ir para a guerra. 

2. A SIC estreou segunda-feira, 7, ‘Por Ti’, protagonizada por Lourenço Ortigão, Filipa Areosa e Duarte Gomes. Sendo cedo para uma melhor avaliação, com apenas um episódio emitido no momento em que escrevo, a novela não é nenhuma pedrada no charco na ficção nacional. Aguardemos pelo desenrolar da história e das audiências, vitais para o sucesso de uma estação privada. Para já, o primeiro episódio teve 1 milhão e 83 mil espectadores. Bateu ‘Festa É Festa’, da TVI, mas é poucochinho.

3. Pago de forma principesca na SIC – 15 mil euros por mês –, Bruno Nogueira arrancou com ‘Tabu’. Programa original belga adaptado pelo humorista e bem produzido pela Até ao Fim do Mundo, rompe com o que vimos até hoje. A estreia, com um grupo de pessoas com deficiências físicas, acaba por ser um murro no estômago – com humor à mistura, claro –, tanta é a injustiça na vida e a capacidade do ser humano em resistir a tudo. Para memória futura, ficam as audiências: só 839 mil espectadores, menos do que o rival TVI à mesma hora. A ver se Daniel Oliveira mantém a aposta no horário nobre ou a empurra para a meia-noite.

4. Vi as duas semifinais do ‘Festival da Canção’, na RTP1, e continuo sem perceber porque José Carlos Malato não tem um programa seu, ele que é um comunicador de excelência. Uma pena ir a quase todo o lado e não estar, basicamente, em lado nenhum.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável