
1. De derrota em derrota… até à derrota final. O entretenimento da TVI anda pela rua da amargura, e o único responsável tem um nome: Bruno Santos. Depois dos fracassos de audiências de ‘Let’s Dance’ e ‘Love on Top’, seguiu-se ‘Biggest Deal’, com o director-geral da estação de Queluz de Baixo a anunciar, sexta-feira, 10, o fim antecipado do reality show, apenas a grande aposta para a rentrée, logo para o dia seguinte, sábado, 11.
Assumido o desastre, que durou um mês e 11 dias, não valia a pena porém – nunca vale a pena – tentar tapar o sol com a peneira, como prova o comunicado da TVI enviado às redacções: "Apesar da boa receptividade internacional e da excelente imagem pública deste formato inovador, os resultados registados no canal TVI Reality acabaram por pesar nesta decisão." Não há boa receptividade internacional, obviamente, e não há excelente imagem pública deste formato inovador – o casting foi fraquíssimo, e a sua mecânica, difícil de compreender. O que ditou o fim precoce de ‘Biggest Deal’ foram as suas audiências na TVI – e não no TVI Reality: menos de 300 mil espectadores nos diários e pouco mais de 500 mil nas galas aos sábados. O que é miserável. Estreado em 1 de Outubro, em dia de eleições autárquicas, dia de Sporting-FC Porto e dia de Marítimo-Benfica, ‘Biggest Deal’ registou 700 mil espectadores, o pior resultado de sempre de um reality show. Escrevi-o aqui, recordo, uma semana após o arranque, que, se o formato de Teresa Guilherme não tinha morrido já, a cova para a urna estava aberta. Tinha morrido, como bem se percebeu, logo depois, pela mudança dos domingos para os sábados. Seguem-se agora, na TVI, as novas temporadas de ‘A Tua Cara não Me É Estranha’ e de ‘Casa dos Segredos’. Se o sucesso do concurso de Cristina Ferreira e de Manuel Luís Goucha está garantido, o do outro… merece-me sérias dúvidas.
Estreado em 1 de Outubro, em dia de eleições autárquicas, dia de Sporting-FC Porto e dia de Marítimo-Benfica, ‘Biggest Deal’ registou 700 mil espectadores, o pior resultado de sempre de um reality show. Escrevi-o aqui, recordo, uma semana após o arranque, que, se o formato de Teresa Guilherme não tinha morrido já, a cova para a urna estava aberta. Tinha morrido, como bem se percebeu, logo depois, pela mudança dos domingos para os sábados.
2. Enquanto ‘A Tua Cara não Me É Estranha’ e ‘Casa dos Segredos’ não chegam, a TVI aposta em ‘MasterChef Júnior’, um belo formato que põe crianças a competirem na cozinha. Terá César Mourão, com ‘D’Improviso’, na SIC, à mesma hora de domingo, armas para combater esta receita de sucesso? Não.
* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.