
1. Tudo indica que a SIC estreie ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’
no domingo, dia 26. Estranhamente, a estação líder de audiências, bem confortável no 1.º lugar, parece estar nesta altura do ano à espera da estratégia do principal rival, a TVI, e da sua grande aposta para o entretenimento em 2020, o Big Brother, para reagir. O que é curioso.
Tal como a ‘TV Guia’ revelou há duas semanas, a estação de Queluz de Baixo pretendia arrancar em maio com o reality showque mudou a televisão em Portugal, depois de ter sido adiado devido à pandemia da Covid-19, mas, afinal, é já no último domingo deste mês, e com surpresas.
Sem confirmações de nada por parte da SIC, Nuno Santos, o diretor de Programas da TVI, avança e dá um sinal evidente, aos espectadores e ao mercado, de que o medo não mora em Queluz de Baixo. Muito pelo contrário. Cláudio Ramos vai ter finalmente o que tanto queria.
2. Continuo na TVI, que de vez em quando parece ter queda para o abismo. A polémica reportagem, emitida no ‘Jornal das 8’de segunda-feira, dizendo que no Norte do País há mais casos de coronavírus porque a população é "menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares", não lembra a ninguém. Causou revolta no presidente da Câmara do Porto e em muitos espectadores, é natural, levando o diretor de Informação, Sérgio Figueiredo, a pedir desculpas pelo sucedido.
É verdade que todos podem errar – quem nunca na vida errou, mesmo nas coisas mais básicas, que atire a primeira pedra –, mas assim é difícil chegar-se à frente. O malogrado Nelson Rodrigues, escritor e jornalista brasileiro, dizia que os "idiotas vão tomar conta do mundo, não pela capacidade, mas pela quantidade, pois eles são muitos", e é capaz de ter razão.
3. A vivermos dias dramáticos no mundo e em Portugal, fruto da Covid-19. Mais do que nunca, não sabemos o que nos espera amanhã. Segunda-feira, a RTP Memória arranca com a telescola, num projeto denominado Estudo em Casa, entre as 09:00 e as 17:50, com o objetivo de ensinar os alunos do ensino básico. Não vai ser fácil, mas está aqui uma boa oportunidade para a estação pública marcar pontos.