'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Venceremos!

A TVI copiou a ‘Terra Brava’? E a SIC copiou quem? O que interessa é que ‘Quer o Destino’ é uma boa novela. Quando o balão de Bárbara Guimarães começa a esvaziar e Cristina Ferreira se fechou em casa, Jorge Gabriel ou Tânia Ribas de Oliveira assumem uma missão. Parabéns!
27 de março de 2020 às 23:12
Leonor Seixas, Inês Herdai, Maya Booth, quer o destino, tvi
Leonor Seixas, Inês Herdai, Maya Booth, quer o destino, tvi Foto: Colina Media

1. A TVI estreou ‘Quer o Destino’, e confirma-se o que alguns diziam: que a novela tem semelhanças com ‘Terra Brava’. Mas vamos ao que interessa: e a estação de Paço de Arcos não imitou ninguém quando apostou na história de Mariana Monteiro e de João Catarré? Claro que sim. A pólvora foi descoberta há muito. O importante aqui é que ‘Quer o Destino’ é melhor do que ‘Prisioneira’, por exemplo. Porque é nossa, porque cheira a Portugal e nos toca. Com a herdade, com os caseiros, com os patrões, com os cavalos, com os criminosos, com mulheres e homens bonitos. Com sexo, traição, intriga e vingança. Com uma excelente banda sonora e uma fotografia de pôr o cidadão em casa a sonhar.

A TVI tem de seguir o seu caminho na devolução da portugalidade, que tão bem cavalgou desde 2001, com ‘Olhos de Água’, e lhe deu a liderança na ficção. ‘Quer o Destino’ tem muita coisa de ‘Terra Brava’, uma grande novela, mas esta é uma boa história para seguir em casa, agora que estamos (quase todos) aí fechados. É este o caminho, apesar das críticas das cópias. Pior era se a TVI continuasse com a cabeça enfiada na areia e as suas opções fossem fazer mais ‘Prisioneiras’. O resultado da estreia, acima de 1 milhão de espectadores, é um sinal. Dos bons. 

2. Ao terceiro episódio, ‘24 Horas de Vida’ fez o seu pior resultado. No domingo, perdeu até 700 mil espectadores quando sucedeu a ‘Isto É Gozar com Quem Trabalha’. Não por ser Dolores Aveiro, no Funchal. Mas porque o formato que nos trouxe Bárbara Guimarães de volta ao ecrã esvaziou. Mudam os protagonistas, mas a fórmula é igual: famosos a procurarem, num dia, despedir-se dos seus e a resolverem as suas angústias. Não me convence.

3. A SIC suspendeu os programas do 'daytime', devido à Covid-19, mas logo voltou atrás na decisão. Afinal, estava a perder espectadores – e dinheiro, claro. A RTP e a TVI, com precaução, seguiram em frente. Fizeram bem. Afinal, as companhias de Jorge Gabriel, de Sónia Araújo, de Manuel Luís Goucha ou de Fátima Lopes fazem hoje mais sentido no ecrã. À ‘TV Guia’, Tânia Ribas de Oliveira diz que não podiam "falhar" aos portugueses. Não falharam. Parabéns a todos por esta "missão"… que venceremos, muito em breve.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável