'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Os murros de José Alberto Carvalho

Morreu-lhe uma tia, de 93 anos, e não pôde despedir-se dela. Era a sua segunda mãe. O jornalista da TVI partilhou os seus sentimentos em direto, no Jornal das 8, e deu-nos uma lição. A chorar por dentro, mas de pé. Como as árvores.
04 de abril de 2020 às 11:59
José Alberto de Carvalho
José Alberto de Carvalho

1. De pé como as árvores, como eu gosto. A partilhar os seus sentimentos mais privados, para mais de 1 milhão de espectadores, de cabeça levantada. Mas a chorar por dentro. Muito. Cada sílaba, cada palavra, ao som da ‘Va Pensiero’, de Giuseppe Verdi, era um murro no nosso estômago. "Hoje, foi sepultada uma pessoa da minha família, que sempre foi muito importante na minha vida. Sucumbiu aos 93 anos. Não foi vítima da covid-19... Mas o vírus tirou-me outra coisa: impediu que me despedisse dela."

José Alberto Carvalho, tal como Rodrigo Guedes de Carvalho o tem feito nas últimas semanas na SIC, abriu o coração, apertado, e prestou um serviço público aos portugueses. Emocionado, emocionou-nos. Quem diz que um jornalista não o pode fazer? Pode, claro que pode. E se puder ajudar a despertar consciências, melhor ainda.

"A cerimónia fúnebre foi reduzida, meia dúzia de pessoas apenas, sem um abraço de conforto, sem aquele pegar na mão para dizer ‘força’", disse ainda Zé Alberto no final do ‘Jornal das 8’: "O vírus rouba-nos até esta exigência moral de humanidade que é despedirmo-nos dos nossos mortos. E nunca, nem nos campos de batalha mais sangrentos, se deixam os mortos para trás."

Era outro murro no estômago do jornalista. Afinal, a mulher que tinha morrido era sua tia, aquela que o viu nascer, o ajudou a crescer e a ser o homem que é hoje. Passamos por momentos difíceis, dramáticos, impensáveis nas nossas vidas no início de 2020, mesmo quando a Covid-19 já matava milhares de chineses. Mas não podemos baixar os braços. Mesmo a chorar por dentro, como o Zé Alberto, como eu – como o leitor, tenho a certeza –, temos de olhar para a frente, muito ao estilo de Sebastião José de Carvalho e Melo: agora enterram-se os mortos e cuida-se dos vivos. 

2. Queria elogiar Pedro Teixeira, a mostrar em Quer o Destino, a nova novela da TVI, que começa a ser um ator de corpo inteiro, mas tenho de terminar com algo que nos deixa orgulhosos: há dias, recebi um e-mailde uma leitora, Céu Valério Cruz. "Bom dia, será possível fazer uma assinatura da vossa revista e mandarem-na para França?" Claro que sim, Céu. Um beijo de obrigado pela confiança. Boas leituras!

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável