'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O erro de Manuel Luís Goucha

Perdeu todos os dias para Cristina Ferreira. E por muitos. Contas feitas, a diferença já vai em 3 milhões de espectadores. E o apresentador diz que não perde um minuto com a audiência da antiga amiga. Não? Mas devia!
26 de janeiro de 2019 às 08:00
Goucha, Maria Cerqueira Gomes
Goucha, Maria Cerqueira Gomes
voce na tv, maria cerqueira gomes
Manuel Luís Goucha, Você na TV
pub
Manuel Luís Goucha, Você na TV
goucha, maria
goucha, voce na tv, maria
pub
goucha, maria
Goucha, Maria Cerqueira Gomes
voce na tv, maria cerqueira gomes
Manuel Luís Goucha, Você na TV
Manuel Luís Goucha, Você na TV
goucha, maria
goucha, voce na tv, maria
goucha, maria

1. À hora a que escrevo esta crónica, Manuel Luís Goucha continua sem ganhar um dia sequer a Cristina Ferreira nas manhãs da televisão portuguesa. Nada me move contra este apresentador, bem pelo contrário. É um excelente profissional e comunicador. Sinto-o, porém, um homem perdido ao lado de Maria Cerqueira Gomes e do marido, Rui Oliveira, no novo ‘Você na TV!’. E exemplos, como bem sabemos, não têm faltado nas últimas semanas.

A uma revista, de forma inesperada, disse mesmo que não ia perder um minuto do seu "precioso tempo com a audiência do lado". Pois eu penso precisamente o contrário: Manuel Luís Goucha devia perder muito do seu tempo a estudar os números da antiga amiga, agora na SIC, para perceber, de facto, a razão de, em apenas 12 dias, ter menos 2 milhões e 740 mil espectadores no acumulado, quando em comparação com Cristina, e assim tentar inverter a desgraça. A mim não me surpreende tamanha diferença: basta ver os programas, os cenários, os convidados e a dinâmica dos dois.   

2. A propósito da pequena revolução que Ricardo Costa está a fazer na SIC Notícias, acabando, por exemplo, com a Quadratura do Círculo e dispensando todo o painel de O Dia Seguinte – comentadores e jornalista –, tenho ideia de que o canal de notícias de Carnaxide fica mais fragilizado. O primeiro programa, dedicado ao debate político, já não causa o impacto de outrora ou não faz ruído na agenda, é verdade, mas é indiscutivelmente uma referência na televisão portuguesa. Na TVI24, que bateu a RTP na corrida para ficar com o formato, pode ganhar uma nova dinâmica, entretanto perdida ao longo do tempo. O segundo programa, este sobre o futebol falado, perde a única voz crítica a Luís Filipe Vieira (Rui Gomes da Silva), o que dava bastante sal e pimenta à coisa, e reforça-se com gente com menos "jogos nas pernas". Vamos ver.

Eu, que joguei futebol federado durante 15 anos, não ligo muito a estes formatos. Mas, do pouco que vejo, a minha escolha está feita há bastante tempo e incide em três ou quatro "craques": José Manuel Freitas (independente e sábio), Fernando Mendes (humilde e genuíno) e José Calado (astuto e tático), todos da CMTV, e Pedro Sousa (cirúrgico e noticioso), na TVI24.

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável