
1. À hora a que escrevo esta crónica, Manuel Luís Goucha continua sem ganhar um dia sequer a Cristina Ferreira nas manhãs da televisão portuguesa. Nada me move contra este apresentador, bem pelo contrário. É um excelente profissional e comunicador. Sinto-o, porém, um homem perdido ao lado de Maria Cerqueira Gomes e do marido, Rui Oliveira, no novo ‘Você na TV!’. E exemplos, como bem sabemos, não têm faltado nas últimas semanas.
A uma revista, de forma inesperada, disse mesmo que não ia perder um minuto do seu "precioso tempo com a audiência do lado". Pois eu penso precisamente o contrário: Manuel Luís Goucha devia perder muito do seu tempo a estudar os números da antiga amiga, agora na SIC, para perceber, de facto, a razão de, em apenas 12 dias, ter menos 2 milhões e 740 mil espectadores no acumulado, quando em comparação com Cristina, e assim tentar inverter a desgraça. A mim não me surpreende tamanha diferença: basta ver os programas, os cenários, os convidados e a dinâmica dos dois.
2. A propósito da pequena revolução que Ricardo Costa está a fazer na SIC Notícias, acabando, por exemplo, com a Quadratura do Círculo e dispensando todo o painel de O Dia Seguinte – comentadores e jornalista –, tenho ideia de que o canal de notícias de Carnaxide fica mais fragilizado. O primeiro programa, dedicado ao debate político, já não causa o impacto de outrora ou não faz ruído na agenda, é verdade, mas é indiscutivelmente uma referência na televisão portuguesa. Na TVI24, que bateu a RTP na corrida para ficar com o formato, pode ganhar uma nova dinâmica, entretanto perdida ao longo do tempo. O segundo programa, este sobre o futebol falado, perde a única voz crítica a Luís Filipe Vieira (Rui Gomes da Silva), o que dava bastante sal e pimenta à coisa, e reforça-se com gente com menos "jogos nas pernas". Vamos ver.
Eu, que joguei futebol federado durante 15 anos, não ligo muito a estes formatos. Mas, do pouco que vejo, a minha escolha está feita há bastante tempo e incide em três ou quatro "craques": José Manuel Freitas (independente e sábio), Fernando Mendes (humilde e genuíno) e José Calado (astuto e tático), todos da CMTV, e Pedro Sousa (cirúrgico e noticioso), na TVI24.