
Já lá vão muitos anos, desde o seu pontapé de saída em 2000, e talvez tenha sido o primeiro, até, a chamar Rainha dos Reality Shows a Teresa Guilherme. Afinal, ela apresentava todo este tipo de formatos, salvo rara exceção. Hoje, olhando para o seu currículo, assim por alto, são nove edições de ‘Big Brother’ (BB), já a contar com ‘Famosos’ e ‘VIP’, dez temporadas de ‘Casa dos Segredos’, duas de ‘A Quinta’ e três de ‘Love on Top’. É muita fruta. Fazia como ninguém, é provável que ainda o faça melhor do que os outros. Mas nada é definitivo na vida, e a diretora Cristina Ferreira tem direito às suas ideias e a aplicá-las na estação, mesmo que isso implique ir contra algumas opiniões em Queluz de Baixo.
Cristina regressou à TVI há um ano. Chegou e, naquela ânsia de mostrar que manda, mudou muita coisa, tudo à sua maneira. Uma delas foi tirar Cláudio Ramos da apresentação do ‘BB’, aposta surpreendente do então diretor-geral Nuno Santos, para resgatar Teresa. Justificou ela, na altura, com uma frase forte: "A TVI tem memória." A juntar a isso, considerava, em voz baixa, que o alentejano não tinha arcaboiço para tamanha responsabilidade, aos domingos à noite. Entretanto, 12 meses mais tarde, a justificação para a nova dupla do ‘reality’, Cláudio e Goucha, é outra: "Desde que cheguei, ainda não houve nenhuma edição em que os apresentadores fossem os mesmos. Primeiro, foi só a Teresa. Depois, foram a Teresa e o Cláudio. Agora, são o Cláudio e o Manel."
Cá estaremos para ver o que sucederá em 2022, pois a vida, como bem sabemos, corre depressa. Muito. E, por isso, Teresa não diz o que lhe vai realmente na alma sobre esta "traição" de Cristina Ferreira, a mulher que tem… memória. O melhor, portanto, é remeter-se ao (quase) silêncio e esperar sentada por uma nova oportunidade. A idade, os 66 anos, trouxe-lhe isso, ela que disparava para todos os lados.
Numa entrevista à ‘TV Guia’, em junho de 2019, a apresentadora recordou, e bem, que já lhe tinham feito "o funeral várias vezes". Concordo. Para mim, continua bem viva… quando confessa, à nossa revista, que já não se revê no atual ‘BB’, que as coisas evoluem, mas depois, mais à frente, assume que lhe tem uma "ligação afetiva" e que, se fosse ela a apresentar, "tudo bem". Pois...