'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

As piruetas de Cristina Ferreira

A apresentadora e diretora da TVI trocou as voltas aos portugueses na quarta-feira, a ver onde é o melhor lugar para cada um, inclusive para ela. Sem admitir erros, tentando discreta e impercetivelmente arrumar de forma correta os colegas. Até quando esta desorientação estratégica?
17 de julho de 2021 às 07:00
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira Foto: Instagram/@dailycristina

1. Passou-se um ano, e pus-me novamente a fazer contas. Em julho de 2020, a TVI ficou a 5 pontos de diferença da SIC, o que é terrível para uma televisão privada, que precisa de audiências – perdão, dinheiro – para viver. Agora, volvidos 12 meses, a estação de Queluz de Baixo prepara-se para fechar o mês a 4 pontos de distância da rival. O que devia fazer pensar Mário Ferreira e seus pares.

Vejamos: hoje, a TVI tem três novelas em horário nobre; há um ano, tinha duas, ‘Quer o Destino’ e ‘Espírito Indomável’ (esta, uma repetição); teve nestes dias a fase final do Euro 2020, há um ano não tinha a prova maior da UEFA entre países; e hoje tem Cristina Ferreira, contratada no verão passado a troco de um ordenado mensal das arábias. A pergunta impõe-se: tantos euros gastos, tantas piruetas dadas, tantos foguetes lançados, para quê? 

É evidente que cheira a uma estação sem um rumo bem definido. Um exemplo flagrante foram as trocas de apresentadores realizadas nesta quarta-feira, dia 14. É Cristina Ferreira a ver onde é o melhor lugar para cada um, inclusive para ela. Sem admitir erros, tentando discreta e impercetivelmente arrumar de forma correta os colegas. Não querendo ser duro com ninguém em particular, a verdade é que esta decisão parece-me ser mais um sinal de desorientação estratégica.

Volto a fazer perguntas: um dia apenas de experiência servirá para fazer um "estudo de mercado"? E numa época atípica, como o verão? Pensei que ‘O Programa de Cristina’, com um investimento de 300 mil euros, que passava uma vez por semana e que durou só três meses, tinha servido de lição. Mas parece que não, a julgar pela promoção "a TVI troca-lhe as voltas". Surreal!

2. O nome de Nuno Santos para diretor da CNN Portugal é uma escolha certeira, tendo em conta o currículo que apresenta. Lançou a SIC Notícias e dirigiu a Informação da RTP. Experiência e ‘know-how’ não lhe faltam. Agora, deixará a direção-geral da TVI? Há em Queluz de Baixo melhor do que ele para o lugar?

Apesar de estar afastado das grandes tomadas de decisão da estação, após a chegada de Cristina Ferreira, esta saída só fará sentido, para mim, se Mário Ferreira vier a apostar definitivamente em José Eduardo Moniz. Aí, sim, a conversa já é outra.

 

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável