'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Guarda Nacional Republicana

Prometi dedicar este espaço à evocação desta importante instituição nacional que, quer na vertente policial quer na vertente militar, cruza a vida da comunidade portuguesa nas mais diferentes áreas de atividade.
18 de maio de 2025 às 07:00
GNR, operação, trânsito, estrada
GNR, operação, trânsito, estrada

Lamentaram-se alguns dos nossos leitores pela pouca atenção que foi prestada ao aniversário da Guarda Nacional Republicana. Prometi dedicar este espaço à evocação desta importante instituição nacional que, quer na vertente policial quer na vertente militar, cruza a vida da comunidade portuguesa nas mais diferentes áreas de atividade. Desde a investigação criminal até à proteção do ambiente, do patrulhamento costeiro até ao controlo de trânsito assegura múltiplas tarefas que lhe foram sendo entregues gradualmente ao longo deste meio século de democracia.

A sua história é feita de altos e baixos. Muitas vezes considerada o braço armado dos sucessivos governos, onde a subalternidade absoluta em relação ao Estado Novo foi um dos momentos menos populares da sua existência, pode dizer-se, em forma de saldo entre o deve e o haver, ganhou um prestígio e forte empatia popular conforme se consolidou como uma força militar de segurança.

Recordo, a este propósito, um programa de inexcedível humanidade, que monitoriza idosos que vivem isolados no espaço rural. E se este policiamento de proximidade é o exemplo do aprofundamento da cidadania que emerge do seu comportamento diário, não se deve excluir o apoio que têm prestado a escolas ou mesmo, no domínio familiar, prevenindo e reagindo em primeira instância, contra a violência doméstica.

Para percebermos a dimensão desta instituição deve sublinhar-se a sua competência territorial que abrange mais de 90 por cento do País.

Chegados aqui, coloquemos a questão noutra perspetiva. As polícias no seu conjunto, e a GNR em particular, são instrumentos para a gestão do Estado. São os responsáveis pela aplicação das leis e para a manutenção da ordem e segurança que decorrem do texto constitucional e da legislação que daqui irradia. Ora, o corpo normativo do Estado é geral, universal, abstrato e impessoal. São as polícias que lhe dão rosto.

A Guarda Nacional Republicana é hoje uma referência pela humanização dos seus procedimentos. É o melhor elogio que se lhe pode fazer em tempo de aniversário. Muitos parabéns para quem nela trabalha.

Saber mais sobre

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável