'
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Maddie. Quem não sabe, teoriza

E passados quinze anos e doze milhões de libras, continua sem se saber do paradeiro da pobre criatura. Mas há coisas que sabemos.
14 de abril de 2019 às 11:36
...
Maddie McCann

O documentário da Netflix sobre o desaparecimento de Maddie, a pequena inglesa que levou sumiço no Algarve, fez regressar as notícias sobre o caso e, com elas, ressurgem velhas e novas teorias, sobre o destino da pequena infeliz. Na verdade, como dizia um velho professor, quem não sabe, teoriza. Nada melhor para passar meia hora de conversa mole sem soluções nem respostas.

É verdade. Quem não sabe, teoriza. E passados quinze anos e doze milhões de libras, continua sem se saber do paradeiro da pobre criatura. Mas há coisas que sabemos. Que a polícia inglesa fez a maior campanha de sempre na procura de uma criança britânica e não fez o mesmo em centenas de casos, que tem a seu cargo, e que anualmente acontecem em Inglaterra. Porquê tanto investimento numa só criança? Pois, não se sabe. E quem não sabe, teoriza.

É extraordinário que, passados tantos anos, aquilo que a polícia inglesa fez, e repetiu até à exaustão, foi explorar as mesmíssimas hipóteses que a polícia portuguesa explorou. Não trouxe nada de novo, não tem qualquer pista de rapto, não se anuncia a possibilidade de um suspeito sólido. Tudo indica que só existe uma verdade absoluta para esta investigação milionária: os pais e os amigos dos pais que, naquela noite, abandonaram as crianças à sua sorte são claramente protegidos pelas investigações policiais. Porquê esta cumplicidade tão promíscua, quando a polícia inglesa sabe, como todas as polícias do mundo, que é exactamente no círculo próximo da criança que se encontra a chave do problema? Pois é, não se sabe. E quem não sabe, teoriza.

Basta ler o processo. Os oito protagonistas desta história mentiram sobre aquilo que fizeram naquela noite. As declarações de vários deles são contraditórias. Saber quem está a mentir, resolve-se com uma reconstituição da noite do crime. Coisa que não custará mais do que vinte mil libras, incluindo as viagens. A polícia inglesa sempre recusou esta diligência. Porquê? Não sei. E quem não sabe, teoriza. É o caso da Netflix.

Mais notícias de O Tal Canal

O futuro da TVI (também) passa pela união

O futuro da TVI (também) passa pela união

Cristina Ferreira anunciou uma série de novidades da estação para 2021 e acredita que é com elas que vai roubar a liderança das audiências à SIC. Para já, em Paço de Arcos não há uma reação. É natural, porque todos os cuidados são poucos… Afinal, um erro pode deitar tudo a perder.
Cristina Ferreira esticou-se e perdeu

Cristina Ferreira esticou-se e perdeu

Regressou à TVI, inventou um programa só para si, uma vez por semana, sem dia certo, gastou 300 mil euros e agora ‘Dia de Cristina’ chega ao fim em dezembro, após três meses de vida. Uma derrota em toda a linha para a apresentadora, diretora e acionista da estação.
A traição de Maria Cerqueira Gomes

A traição de Maria Cerqueira Gomes

A apresentadora fez um balanço da sua experiência em ‘Você na TV!’ e veio agora dizer que Manuel Luís Goucha nem sempre a ajudou, principalmente quando o colega estava "sem rumo" e "atiçado". Tudo escarrapachado na revista de Cristina Ferreira, diretora e acionista da TVI. Incrível!
A televisão salva vidas

A televisão salva vidas

Cristina foi ao 'Você na TV' e contou o seu isolamento profilático. Os afortunados espetadores terão aprendido mais sobre a Covid naqueles minutos do que em meses de comunicação institucional. O programa contribuiu para salvar vidas.
Mais pancada em Teresa Guilherme

Mais pancada em Teresa Guilherme

Apresentadora do ‘Big Brother’ volta a ser atacada, e dentro da própria casa: a TVI. Até quando irá ficar em silêncio? Ou até quando irá fingir que está tudo bem?
O "eu" perde sempre

O "eu" perde sempre

Quando me perguntam como é que vai acabar esta guerra, eu respondo: “Se nada mudar na TVI, acaba com a equipa do ‘nós’ a vencer". Ou seja, a SIC.

Saber mais sobre

Mais Lidas

+ Lidas