Christian Bale e Matt Damon numa guerra de máquinas titânica
A rivalidade entre os construtores Ford e Ferrari pelo domínio na mítica prova de resistência francesa de Le Mans é o ponto de partida para o novo filme de James Mangold.
A rivalidade entre a Ford e a Ferrari pelo domínio das míticas 24 horas de Le Mans serve de inspiração a este filme de James Mangold, que estreia esta quinta-feira, 14.
Tom Cruise e Brad Pitt foram a primeira escolha para os principais papéis, mais tarde entregues a Christian Bale e Matt Damon. Le Mans’66: O Duelo conta a história de uma equipa excêntrica e determinada de engenheiros, liderada pelo visionário Carroll Shelby (Damon) e pelo seu piloto britânico e veterano da Segunda Guerra Mundial Ken Miles (Bale).
Os dois são contratados por Henry Ford II e Lee Iacocca com a missão de construir o Ford GT40, o carro que iria finalmente derrotar a lendária Ferrari na corrida das 24 Horas de Le Mans de 1966, em França, a mais antiga corrida automóvel de resistência do mundo, realizada anualmente desde 1923. Juntos, Miles e Shelby precisam de um milagre para correr contra o tempo, o domínio corporativo e a concorrência gigantesca de Enzo Ferrari. Tudo em menos de 90 dias.
"Queria fazer um filme sobre corridas de automóveis onde os carros não são apenas criações digitais", explicou James Mangold. O facto de ter a seu lado dois atores vencedores de Óscares facilitou a missão. "Na altura, a corrida de automóveis era um desporto muito perigoso. O objetivo era colocar o maior e mais potente motor na carroçaria mais leve possível. O resultado nem sempre era o melhor", explicou Matt Damon em entrevista a Jay Leno.
Em 'As filhas do sol', Bahar, uma jovem advogada, é feita prisioneira, juntamente com o filho, pelo Daesh. Depois de conseguir fugir, Bahar torna-se na líder das Filhas do Sol, um batalhão de mulheres que tem como objetivo recuperar a cidade onde foi capturada e salvar o filho. Nessa tarefa cruza-se com uma jornalista francesa.
Chega também às salas de cinema esta semana 'Os Órfãos de Brooklyn'. Na Nova Iorque dos anos 50, Lionel Essrog (Edward Norton, que escreveu e realizou o filme), um detetive privado solitário, vive com o Síndrome de Tourette enquanto tenta resolver o mistério por detrás da morte do mentor e amigo Frank Minna (Bruce Willis).