Concertos de Coldplay em Coimbra: regras, recomendações e esclarecimentos
A banda de Chris Martin vai protagonizar quatro espetáculos na cidade dos estudantes entre os próximos dias 17 e 21.
Estão a aproximar-se os tão aguardados quatro dias de concertos dos Coldplay no Estádio Cidade de Coimbra, que decorrerão nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio, a contar para a digressão mundial Music of the Spheres.
Por este motivo, a Everything is New, promotora destas atuações do conjunto britânico liderado por Chris Martin, gizou um rol de regras, recomendações e esclarecimentos, para que a experiência das 200 mil pessoas que irão preencher a cidade dos estudantes decorra sem problemas de maior.
Para quem se desloque de fora de Coimbra, a recomendação é que a viagem preveja uma chegada à cidade no período da manhã, devido ao fluxo no trânsito que se espera no período da tarde.
Aconselhada é também a utilização de transportes públicos: será possível aceder à rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra através de uma pulseira especial para os dias dos concertos, com o custo de quatro euros.
Esta poderá ser adquirida em pontos fixos (Parque da Casal do Sal, Estação de Coimbra-B [Oeste e Jardim], Guarda Inglesa, Parque Verde do Mondego, Fórum Coimbra) e móveis (Estação de Coimbra-B [rua do Padrão], Planalto de Santa Clara, Convento São Francisco, Portagem e Estádio, este último apenas após os concertos), inclusive junto do início dos percursos e nos autocarros. Este título permitirá aos fãs viajar nos transportes públicos ao longo de todo o dia.
Ainda neste âmbito, estão programados quatro Circuitos Especiais, que apoiarão os movimentos de chegada a Coimbra, a partir das 11h00, e de regresso, até às 01h30 do dia posterior. Depois do concerto, serão ainda feitos reforços, com prioridades nas ligações à Estação de Coimbra-B.
Para quem circule de viatura própria, é recomendado que viagem pelo menos três pessoas por carro, para agilizar o congestionamento. A Polícia de Segurança Pública deixa ainda como recomendações de alternativas às saídas mais próximas de Coimbra da auto-estrada A1, a saída A1 de Condeixa e A13, para quem vem de Sul, e a saída na A1 da Mealhada e depois pelo IC2, para quem vem da zona Norte.
Existem restrições ao trânsito na forma de dois perímetros nas imediações do estádio, o segundo dos quais permitirá a passagem de transportes públicos, TVDE e os serviços Uber Eats e Glovo, tal como viaturas de residentes e de quem possua dístico de pessoa portadora de deficiência. Existem ainda 16 parques de estacionamento pela cidade que podem ser consultados aqui.
Já no reduto, existirão quatro pontos de bengaleiro, para que os fãs possam salvaguardar os seus pertences, ficando ainda à nota de serem permitidas mochilas na dimensão máxima de 40cm x 30cm x 15cm, tal como comida, exceto se estiver em caixas ou noutro tipo de recipiente arremessável.
Por fim, a Everything is New deixa um aviso a quem adquiriu bilhetes a terceiros ou em postos não oficiais, que poderão impossibilitar a entrada no espetáculo por terem sido adulterados ou por se tratarem de uma venda duplicada.