O chef José Avillez ganha a primeira estrela Michelin no Dubai
Aberto há mais de três anos, 'Tasca by José Avillez' no Dubai é o primeiro restaurante do chef portugues a receber uma estrela Michelin fora de Portugal.
O restaurante 'Tasca by José Avillez', no Dubai, conquistou a primeira estrela Michelin, esta terça-feira, 21, na primeira edição do Guia Michelin naquela cidade, uma distinção que o chef vê como orgulho.
Inaugurado há cerca de três anos e meio no hotel Mandarim Oriental Jumeira, aquele que é o primeiro restaurante internacional do chef português foi um dos nove distinguidos com uma estrela.
"Foi uma grande notícia hoje logo de manhã" disse Avillez à Lusa, que reconheceu que apesar de os responsáveis do restaurante terem sido convidada para a gala de apresentação do guia, não esperava ganhar a estrela. "Confio muito no trabalho que fazemos e estou muito orgulhoso. Nunca se sabe muito bem quais são os critérios da Michelin, principalmente quando entra num país novo com um novo guia. Mas ficámos muito felizes, principalmente porque acabou por haver poucos restaurantes com estrela. Sentimo-nos especiais", comentou.
Para o chef português, cujo restaurante Belcanto, em Lisboa, tem duas estrelas Michelin, este nos Emirados Árabes Unidos é "muito bom para a cozinha portuguesa e para o nome de Portugal."
José Avillez destacou que a estrela significa também "mais responsabilidade", uma mensagem que transmitiu à equipa da Tasca. "A minha mensagem para a equipa foi logo que temos de trabalhar mais e melhor, e é assim que continuamos e que vemos o nosso trabalho". Durante a gala, subiu ao palco para vestir a jaleca o chef José Barroso, que agradeceu a distinção.
O Guia Michelin utiliza cinco critérios de avaliação para avaliar os melhores restaurantes e hotéis do mundo: a qualidade dos produtos, a mestria na preparação, a personalidade da cozinha, o valor da experiência e a consistência do que é oferecido.