- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Papa em Fátima

Saiba onde pode ver o Papa Francisco na sua visita, em Maio, a Portugal

O programa da visita de Sua Santidade a Portugal, a 12 e 13 de Maio, já está completo. Saiba onde poderá ver e acenar ao Papa Francisco que vem cá orar pelos portugueses e pela Paz.
Por Ana Cristina Esteveira | 15 de abril de 2017 às 13:49
Papa Francisco Flash
Papa Francisco Foto: Getty
Foto: REUTERS/Tony Gentile
Papa Francisco, vaticano, praça de S. Pedro Foto: Reuters
papa francisco Flash
pastorinhos Flash
papa, pastorinhos Flash
papa, pastorinhos Flash
Santuário de Fátima Foto: Cofina Media
Santuário de Fátima Foto: Cofina Media
Santuário de Fátima Foto: Cofina Media
Santuário de Fátima Foto: Cofina Media
Jacinta e papa Flash

O Papa Francisco viaja pela primeira vez para Portugal, mas esta será uma visita-relâmpago, dado que o Sumo Pontífice permanecerá no nosso país menos de 24 horas. Esta viagem ocorrerá nos próximos dias 12 e 13 de maio, por ocasião do Centenário das Aparições, do Santuário de Fátima.

Francisco, Jacinta, Lúcia Flash
Francisco, Jacinta, Lúcia Flash
Francisco, Jacinta, Lúcia Flash
Francisco, Jacinta, Lúcia Flash
Francisco, Jacinta, Lúcia Flash
papa, pastorinhos Flash
papa, pastorinhos Flash
pub

O líder da Igreja Católica vem na condição de peregrino, pelo que do programa oficial da visita constam essencialmente momentos de oração. Os únicos encontros agendados serão com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, Presidente da República e primeiro-ministro, respetivamente, e com bispos portugueses.

Está previsto que, à sua chegada à Base Aérea de Monte Real, em Leiria, na tarde do dia 12 de maio, Francisco seja recebido pelo Presidente da República e os dois terão, assim, um encontro privado. Marcelo Rebelo de Sousa, católico praticante, já fez saber que será "uma honra reencontrar" o Papa, depois da visita que fez ao Vaticano, a 17 de março de 2016.

Santuário de Fátima Foto: Cofina Media
pub

Após este rápido encontro, Francisco visitará a Capela da Base Aérea, onde também já rezaram dois antecessores: Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991). A deslocação para o Estádio de Fátima, em helicóptero, tem início previsto às 17:15 e uma duração de 20 minutos. Já o percurso até à Cova de Santa Iria será efetuado dentro do Papamóvel, que conduzirá o Sumo Pontífice à Capelinha das Aparições para um momento de oração.

Pode dizer-se que este será o primeiro contacto com os outros peregrinos que, certamente, não arredarão pé do santuário, na esperança de ver de perto um dos papas mais acarinhados de todos os tempos. O Papa Francisco, que ficará alojado na Casa de Nossa Senhora do Carmo, dirigirá uma saudação aos peregrinos, pelas 21:30, aquando da bênção das velas, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a recitação do Rosário. 

Foto: Flash
pub

CELEBRAÇÕES DO DIA 13

Já a 13 de maio, dia grande das celebrações de Fátima, o Papa Francisco tem agendado um encontro privado com o primeiro-ministro português, António Costa. Vinte minutos mais tarde, o líder da Igreja Católica deslocar-se-á à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde estão sepultados os Pastorinhos de Fátima. A missa da peregrinação internacional tem início previsto para as 10:00, no recinto de oração do Santuário. Durante a celebração, o Papa Francisco vai proferir a sua única homenagem em Fátima e fará a tradicional bênção dos doentes.

Findas as celebrações, Francisco almoçará com os bispos de Portugal e partirá da Base Aérea de Monte Real em direção a Roma, mal termine a refeição. Segundo o programa oficial da visita do Papa a Fátima, este passará no total 22 horas e 40 minutos em solo português. Francisco será o quarto chefe da Igreja Católica a visitar o Santuário de Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

pub
papa joão paulo II Foto: Flash

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA

A visita do Santo Padre, no Centenário das Aparições, confirma, por um lado, a sua ligação a Nossa Senhora, a quem consagrou o seu pontificado e, por outro, a ligação do papado ao santuário português. Eleito Papa a 13 de março de 2013, a sua ligação a Nossa Senhora de Fátima, enquanto sucessor de Pedro, iniciou-se oficialmente dois meses depois, quando os bispos portugueses, a seu pedido, dedicaram o seu pontificado a Nossa Senhora, durante as celebrações de 13 de maio, em Fátima.

pub
Foto: Cofina Media

Um dos maiores exemplos da sua devoção Mariana foi quando, a seu pedido expresso, a imagem de Nossa Senhora, que se venera na Capelinha das Aparições, viajou até Roma para a Jornada Mariana, promovida pelo Pontífico Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, no âmbito da celebração do Ano da Fé.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub