_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Saúde

Esta é uma boa notícia para os celíacos

Cientista acreditam que estão perto de encontrar uma vacina para combater a doença.
15 de maio de 2017 às 11:52
gluten free, alimentos Foto: Flash

Ainda não existe qualquer cura ou tratamento para a doença celíaca, que se traduz numa intolerância ao glúten. Quem sofre deste mal, tem de eliminar esta proteína da sua dieta para evitar uma inflamação crónica no intestino delgado.

gluten free Foto: Flash
pub

No entanto, um grupo de cientistas da Universidade de Chicago garante estar a um passo de desenvolver uma vacina que pode curar a doença e que permite aos celíacos voltar a comer a proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio.

Os investigadores acreditam que a doença celíaca poderá ser causada por um vírus, e não apenas ser uma condição genética. Apesar de comum, mas inofensivo, o vírus, conhecido como reovírus, pode fazer com que os sistemas imunitários rejeitem o glúten.

gluten free criança Foto: Flash
pub

Estes cientistas acreditam ainda que as crianças são tipicamente infetadas com o reovirus pela mesma altura em que o glúten é introduzido na sua dieta, o que pode espoletar a doença celíaca em pessoas geneticamente predispostas.

"Durante o primeiro ano de vida, o sistema imunológico ainda está amadurecendo, portanto, para uma criança com um fundo genético particular, obter um vírus particular nesse momento pode deixar uma espécie de cicatriz que tem consequências (…) É por isso que acreditamos que, uma vez que temos mais estudos, as crianças com alto risco de desenvolver doença celíaca devem ser vacinadas", explicou o autor do estudo, Bana Jabri.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub