
No verão muitas pessoas só querem saber de praia, piscina e passeios ao ar livre. No entanto, devido a todo o calor típico da estação alguns problemas acabam por surgir, como é o caso das insónias.
Mas porque temos dificuldade em dormir no verão?
Um dos primeiros fatores tem por hábito ser o calor, segundo os especialistas a temperatura indicada para descansar adequadamente é entre os 18ºc e os 21ºc, mas em muitas casas é impossível manter esta temperatura.
O segundo fator é termos mais horas de luz do dia, embora isso nos permita aproveitar mais o tempo ao ar livre, pode afetar a produção de melatonina, a hormona que provoca o sono todas as noites.
Outro grande fator é a falta de exercício físico e a falta de rotinas, sem cansarmos o corpo ou mantê-lo ocupado, dormir à noite torna-se um problema.
Mas não desespere, revelamos cinco dicas que vão ajudar.
1. Areje bem a casa
Para que a sua casa tenha um clima mais agradável durante a noite, é muito importante que a mantenha aberta e bem arejada durante o dia. Dessa forma, deixar as janelas abertas à noite permite que o ar circule, proporcionando conforto e ambiente, levando a uma boa noite de sono.
2. Diga não às substâncias estimulantes
É importante evitar o consumo de álcool, tabaco e outras substâncias estimulantes durante as horas que antecedem o sono. Da mesma forma, opte por jantares leves, dando tempo para digerir antes de ir para a cama.
3. Regule a iluminação
Regule a sua exposição à luz durante as últimas horas do dia para promover a produção de melatonina. Para fazer isso, pode fechar as cortinas e persianas a partir das oito da noite, manter a iluminação baixa e evitar o uso de telas.
4. Horários estáveis, mais noites felizes
Está na hora de seguir rotinas e horários estáveis. Embora fica anoiteça mais tarde, não precisa de atrasar o jantar ou a hora de dormir. Mesmo que esteja de férias evite alterar o seu horário habitual.
5. Hora de descansar
É importante ajudar o corpo a reconhecer quando é a hora para descansar. Para isso tente ser ativo durante o dia e passar algum tempo antes de dormir a fazer atividades mais tranquilas que promovam a sonolência.