Está de dieta? Dicas para ir ao supermercado sem sofrer
Ir às compras quando está de dieta não tem de ser uma dor de cabeça. Siga estes conselhos da nutricionista Maria João Ibérico Nogueira e saiba o que trazer de lá.
Não precisa de ser nutricionista para saber ir ao supermercado. Mas convém ter algumas noções de nutrição, avisa-nos Maria João Ibérico Nogueira, autora do livro ‘Dieta à sua Medida’.
O site FLASH! falou com a nutricionista que nos deixou estas dicas valiosas para que não seja uma tortura ir às compras quando está de dieta.
1 – NUNCA VÁ DE ESTÔMAGO VAZIOQuando temos fome, acabamos por fazer compras por impulso, tais como bolachas ou batatas fritas de pacote. Já quando estamos saciados, acabamos por ser mais racionais e comprar só o que é essencial.
2 – FAÇA UMA LISTA E LIMITE-SE A ELAFazer listas de compras ajuda-nos a poupar tempo e obriga-nos a organizar as refeições da semana. Por outro lado, é mais difícil comprar alimentos dispensáveis, uma vez que não estão na lista. Basicamente, ajuda-nos no autocontrolo.
3 – COMPRE LEGUMES FRESCOS, MAS TAMBÉM CONGELADOSÉ fundamental termos sempre legumes no congelador. Uma vez que as refeições principais devem ser sempre acompanhadas de legumes, se os frescos terminarem a meio da semana, podemos sempre compensar com os congelados.
4 – NÃO PRECISA DE LER OS RÓTULOS TODOS, MAS CONVÉM SER CAPAZ DE OS ENTENDERNormalmente as pessoas só se preocupam com as calorias ou com os açúcares. Mas os rótulos dão-nos muito mais informação do que isso. E o marketing das embalagens está cheio de ratoeiras. A primeira coisa que devemos fazer é ler os ingredientes de um produto embalado. Eles estão por ordem de grandeza, o que significa que a primeira informação que aparece corresponde ao nutriente em maior quantidade e a última ao ingrediente em menor quantidade.