
Ao contrário daquilo que foi apregoado durante anos, beber leite pode não fazer assim tão bem à sua saúde. Aliás, vários estudos que comprovam que há malefícios associados à ingestão deste produto.
Mas a verdade é que continuamos a precisar do tão precioso cálcio, essencial para a formação e fortalecimento de ossos e dentes, importante para a coagulação sanguínea, no relaxamento muscular e na regulação dos batimentos do coração.
E embora o leite e os seus derivados, como o queijo e iogurtes, tenham a fama de serem as melhores fontes de cálcio, este facto não corresponde à realidade. Existem muitos outros alimentos com teor de cálcio igualmente elevado. Ora veja.
LEGUMINOSASO feijão é uma ótima escolha. As leguminosas são igualmente uma excelente fonte de cálcio biodisponível, sendo apenas necessárias duas chávenas para se conseguir 100 miligramas deste micronutriente.
SEMENTESAposte nas sementes de chia e sésamo. Nutricionistas dizem que as sementes de chia são o elemento que se conhece atualmente com o teor mais elevado de cálcio que existe no planeta e que facilmente se pode inserir na alimentação com um iogurte, uma sopa ou uma salada.
VEGETAIS DE COR VERDEBrócolos, espinafres cozidos, feijão-verde, couve, espargos, agrião, quiabo. Com apenas 30kcal em 100 gramas, o quiabo é aliado da dieta, garante saciedade e também ajuda a deixar ossos mais fortes por ser um alimento que abriga quantidades generosas de cálcio.
FRUTASLaranja, tangerina, abacate, ameixas, figos e tâmaras. Numa porção de 100g de tangerina é possível encontrar cerca de 43mg de cálcio, por exemplo.
OS FRUTOS SECOSNozes, amêndoas e castanhas. Em cada 100g de amêndoa, por exemplo, podemos encontrar cerca de 264mg do mineral.
PEIXESSardinha e salmão. Para ter uma ideia, apenas três unidades de sardinha equivalem a um copo de leite ou iogurte, no que diz respeito à fonte do mineral.
VEGANO tofu e o tempeh são as opções que mais se destacam, assim como a soja e derivado, que além de serem ricos em cálcio, são uma ótima fonte de proteína completa.