
Bill Gates - fundador da Microsoft - decidiu deixar apenas 1% da sua fotrtuna para os três filhos. Ocupa o sétimo lugar entre os homens mais ricos do mundo segundo a 'Forbes', um património de 115,6 mil milhões de euros. Os restantes 99% do seu património vai ser deixado ao seu "quarto filho", a Fundação Bill e Melinda Gates. Os três filhos recebem apenas 9,3 milhões de euros.
Bill e Melinda Gates estiveram juntos durante 27 anos, separaram-se em 2021, mas continuaram a trabalhar juntos para garantirem o desenvolvimento da fundação.
Com o objetivo de promover uma vida sudável e produtiva a todos Gates admite que "o dinheiro não tem utilidade para mim, até certo ponto. A sua utilidade está na construção de uma organização e na entrega de recursos aos mais pobres".
O bilionário de 68 anos acredita que é uma desvantagem para as crianças terem grandes patrimónios de riqueza, acredita que isso distorce tudo e dificulta a criação dos caminhos pessoal deles. Assim, garante, os filhos irão receber uma boa educação e nunca serão pobres, no entanto ,vão poder construir as suas próprias carreiras.
A Microsoft já não é uma prioridade para Gates desde que renunciou ao conselho de administração da empresa, em março de 2020. Passou a direcionar toda a sua atenção à Fundação e a causas socias.