O País até pode ter perdido um bom engenheiro, mas a cozinha portuguesa ganhou um chef de excelência, reconhecido pelo Guia Michelin com uma estrela e uma recomendação. A "consequência natural de um trabalho diário rigoroso e apaixonado", como refere Pedro Lemos que, na cozinha, se sente "completo, com liberdade artística, emocional e sensorial". Fica a conversa.
Entre fogo de artifício, bailaricos e sardinhas, o São João é a altura ideal para descobrir (ou redescobrir) o melhor do Porto. Estes cinco sítios prometem elevar a festa a um outro nível.
O Guia Michelin atribuiu pela primeira vez em Portugal as Chaves Michelin. Entre os distinguidos estão o Vila Vita Parc, em Porches, e o Penha Longa Resort, em Sintra, receberam a distinção máxima de três chaves.
Depois de se ter tornado no chef com mais estrelas Michelin em Portugal, Vítor Matos pôs o dedo na ferida ao afirmar que ser odiado por parte da sua classe não lhe tirava o sono. Mas se o profissional reconhece em si esse estatuto é porque nunca viveu na pele de Ljubomir Stanisic, a quem os colegas apontam o dedo e acusam de arrastar o setor para o lodo. Saiba quem são os queridinhos, os odiados e aqueles a quem os grandes chefs nem reconhecem crédito, num mundo em que a união não faz a força.
No passado, assume que quase viveu para esta conquista: gastou milhares em copos de cristal e toalhas de goma para chegar aos padrões de qualidade que o levariam a conquistar a Estrela Michelin... que agora lhe fugiu das mãos. Mas como é que se perde a maior distinção do segmento? O caso não é inédito, mas envolve um sem número de passos e as razões só são comunicadas ao próprio chef. Entenda o que aconteceu com o restaurante 100 Maneiras.
Há oito novos espaços galardoados com a principal distinção da cozinha de autor no nosso País. E uma mulher a destacar-se pela primeira vez em 30 anos.
Depois de cidades como Londres, Nova Iorque ou Paris, coube à capital portuguesa de ser a anfitriã de uma das mais disputadas celebrações de uma reputada marca francesa de champanhe.
Maria de Lourdes Modesto 1930-2022. Partiu uma "uma das três grandes génios nascidas no século XX", segundo Miguel Esteves Cardoso. Foi a primeira a ter programas de culinária na televisão. Era uma comunicadora de excelência. A autora da obra 'Cozinha Tradicional Portuguesa', conhecia como ninguém os vários receituários do País. Maria de Lourdes Modesto foi uma inspiração para muitos dos mestres de referência da atualidade. A The Mag recupera o 'Sim, chef!' para homenagear esta mulher notável que nos deixou no dia 19 de julho, com a ajuda de outros nomes grandes da nossa gastronomia.
Aberto há mais de três anos, 'Tasca by José Avillez' no Dubai é o primeiro restaurante do chef portugues a receber uma estrela Michelin fora de Portugal.