É uma das canções de Cid que leva ao rubro plateias que adoram ouvi-lo cantar o picante tema sobre um macaco que descasca a banana para a sua macaca. Mas o cantor, além de ter sido espoliado no Brasil, foi chamado de "ordinário" pela família.
A estrela de 'Isto É Gozar Com Quem Trabalha', na SIC, elogia a colega. "Tem um sucesso fulgurante merecidíssimo. E tem também um pequeno núcleo de pessoas que lhe apontam o dedo".
Fernando Mendes veste verdadeiramente a camisola, e é um leal e dedicado colaborador da televisão do Estado. Nestes 20 anos, nunca virou as costas a quem lhe deu a oportunidade.
A Grande Entrevista a Ana Luísa Amaral, um dia depois de morrer, é um hino à poesia, à língua portuguesa e também à televisão, que se reconciliou por uma escassa hora com o tempo pausado da literatura.
No fecho de junho, há um grande vencedor, a RTP1, um grande derrotado, a TVI, e um canal que, descendo, fica certamente satisfeito. Falo da SIC, porque desce mas alarga a vantagem sobre a concorrência.
O espectador casual, que não acompanha a Fórmula 1, ficou surpreendido com a qualidade televisiva das transmissões. Há grandes planos de beleza extrema e pormenores que reforçam a emoção global, vemos as equipas a torcerem, ouvimos as comunicações. Claro que decidir a época toda na última volta ajuda, mas o espetáculo foi arrasador.
Declarações do jornalista sobre o Holocausto, ouvidas fora de contexto, desencadearam uma onda de críticas violentas, de famosos e anónimos, e até pedidos de expulsão do pequeno ecrã da estação pública.