_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

Assim é Noronha Lopes, o 'tipo' da McDonald's, com a família espalhada pelo mundo, que quer fazer frente a Rui Costa

João Noronha Lopes prepara-se para enfrentar o antigo 'maestro' da Luz na segunda volta das eleições do Benfica, o que fez disparar a curiosidade sobre o gestor, que promete mudanças no clube. Com raízes alentejanas, mas criado em Lisboa, mais precisamente no Restelo, trabalhou vários anos fora de Portugal, o que fez com que os jogos do Benfica servissem, muitas vezes, de ponto de encontro com a mulher e os quatro filhos, que faz questão de manter à margem da campanha.
Por Rute Lourenço | 28 de outubro de 2025 às 20:14
Noronha Lopes quer fazer frente a Rui Costa na liderança do Benfica Foto: Flash

No passado, já esteve ligado à presidência do Benfica, como vice para a área financeira no mandato de Manuel Vilarinho, mas muitos só conheceram João Noronha Lopes, efetivamente, quando, em 2020, concorreu contra Luís Filipe Vieira, tendo ficado na segunda posição, com 34,71%. Em 2021, perante o cenário de eleições antecipadas, não faria frente a Rui Costa, mas este ano regressou em força para se afirmar como a alternativa à atual direção. No passado dia 25 de outubro, ficou em segundo lugar, com 30,26% contra 42,13% do atual líder, o que quer dizer que, e sem uma maioria absoluta, os dois partem para uma segunda volta, o que tem aumentado a curiosidade em torno de Noronha Lopes.

pub

É que se, para Rui Costa, o percurso enquanto 'maestro' do Benfica faz com que seja uma figura conhecida e acarinhada pela maioria, o seu grande opositor parte com a desvantagem de não ser, à partida, um rosto de associação imediata para grande parte dos aficionados dos encarnados. No entanto, quem o conhece bem não tem dúvidas de que a sua paixão ao clube da Luz é inegável. "Criou quatro filhos benfiquistas, com cachecóis e idas ao estádio, passou o benfiquismo a vinte e tal primos", admitiu, em conversa com o 'Público' durante a campanha eleitoral de 2020 um dos quatro irmãos de João Noronha Lopes, que tem raízes alentejanas, mas que nasceu e seria criado em Lisboa, mais propriamente na zona do Restelo, onde reside. 

Noronha Lopes enfrenta Rui Costa na eleição do Benfica Flash
Benfiquistas apoiam Noronha Lopes contra Rui Costa nas eleições Flash

Na juventude, curiosamente, passaria um ano a estudar nos Estados Unidos, onde o seu jeito para o futebol seria notado, no entanto foi sempre na retaguarda, em detrimento do relvado, que Noronha Lopes mais gostou de estar. Licenciado em Direito, chegou a exercer advocacia, mas seria como Gestor que acabaria por se evidenciar, tendo sido, entre 2002 e 2007, CEO da McDonald's Portugal e, anos mais tarde, assumindo cargos diretivos na mesma empresa internacionalmente.

pub

“Tem sabido criar excelentes equipas à volta dele. Sabe escolher bem as pessoas. Mesmo num país pequeno e com recursos limitados conseguia projetar bem as equipas de trabalho que o rodeavam. Ele é uma pessoa muito íntegra na forma de lidar com os outros. Respira ética. E isso liga-se à transparência. Lembro-me de ele pensar ‘como é que se traz a transparência para dentro de uma empresa como a McDonalds? Vamos trazer câmaras de televisão a visitar as cozinhas, porque não temos nada a esconder’. Ele tem este lado de transparência total”, explicou na mesma reportagem John Alves, então vice-presidente da McDonalds, em Espanha.

João Noronha Lopes disputa a presidência do Benfica contra Rui Costa Foto: Flash
pub

No entanto, durante a campanha eleitoral, não seria este aspeto, mas os prejuízos de cerca de três milhões de euros nas empresas pessoais do gestor que acabariam por vir à tona, nomeadamente a Vira Frangos, Lda., empresa de restauração que acumulou prejuízos superiores a 2,8 milhões de euros entre 2021 e 2024. Apesar da polémica, Noronha Lopes justificaria gozar de uma situação financeira desafogada, garantindo que a dívida existente é aos sócios, nos quais se inclui. "Eu sou um gestor que está há 25 anos a gerir ao mais alto nível nas maiores empresas de todo o mundo. Reuni uma riqueza considerável do ponto de vista financeiro, que me permite uma vida desafogada. A minha situação financeira nunca foi tão boa como é hoje", explicou aquele que, para a sua candidatura, se uniu a nomes fortes do Benfica, como Nuno Gomes (candidato a vice-presidente) ou Vítor Paneira (diretor-técnico), e também a uma figura como António Bagão Félix, candidato a presidente do Conselho Fiscal. Noronha pretendia ainda trazer de volta ao clube Bernardo Silva, o que levou a fortes críticas de Rui Costa, que apontou o dedo àquilo que chamou de "demagogia e populismo" e "jogada eleitoral do passado".

pub

 A DISCRETA FAMÍLIA DE NORONHA LOPES

Durante a campanha eleitoral, João Noronha Lopes, de 59 anos, rodeou-se dos seus 'homens' de confiança, mas nunca o vimos ao lado da família, que preferiu manter-se sempre resguardada. Casado há décadas com a mulher, Joana, os dois têm quatro filhos já criados – o mais novo já tem mais de 20 anos – com dois deles a trabalharem fora de Portugal.

João Noronha Lopes com a mulher, Joana, e os quatro filhos Flash
Noronha Lopes concorre à presidência do Benfica com apoio de adeptos Flash
pub

O Benfica e as participações nas competições europeias acabam, por isso, de servir de pretexto à família para se reunir, muitas vezes além fronteiras, como aconteceu em 2013, na final da Liga Europa.

“Quando foi a final da Liga Europa, em Amesterdão, frente ao Chelsea, encontrei lá a mulher do João. Perguntei-lhe o que estava ali a fazer e ela respondeu-me ‘o João obrigou-nos a vir todos ver o jogo. Ele deve estar aí a chegar de Paris’. O João tinha arranjado forma de a mulher e os quatro filhos se meterem em comboios e aviões, cada um vindo do seu sítio, para se encontrarem todos em Amesterdão para ver o Benfica. Ele tratou de tudo”, contou ao 'Público' Albano Homem de Mello, amigo de infância de Noronha, atestando o benfiquismo de todo o clã de Noronha Lopes, que se prepara para enfrentar Rui Costa na segunda ronda eleitoral da Luz, que está marcada para o próximo dia 8 de novembro.

Saber mais sobre

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub